Funcionários da Assembleia são estimulados a praticar ginástica laboral

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
03/09/2013 12h21

 

Funcionários dos setores de diretorias da Assembleia Legislativa (comunicação, finanças, recursos humanos, administração e institucional), por meio da subdiretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, receberam, na manhã desta terça–feira (3), a fisioterapeuta Themis Silva Freire e a terapeuta ocupacional Iara Mendes dos Santos, para sessões de Ginastica Laboral. A ideia do setor médico é levar pelo menos uma vez por semana os funcionários a praticarem esses exercícios.

 

A Ginástica Laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Consiste basicamente em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Esse tipo de ginástica não é de intensidade alta e ocorre num curto período de tempo, assim não cansa e nem sobrecarrega o funcionário.

 

“Relaxar mãos, braços e colunas para aliviar possíveis tensões que a atividade repetitiva do dia a dia pode causar é um trabalho preventivo”, explicou a fisioterapeuta.

 

Ela citou os benefícios dessa prática: alívio de estresse, melhora na postura do corpo e na saúde, diminuição do sedentarismo e tensões. Além disso, previne lesões, doenças causadas por trauma acumulativo e ainda aumenta a motivação no trabalho.

 

Com a evolução desse projeto, a subdiretoria de Medicina Ocupacional da Casa pretende criar um setor específico para fazer, além do trabalho de prevenção, avaliações e tratamentos mais específicos para os funcionários.


Banner