Marcelo defende Flávio Dino e diz que denúncias são para ajudar o Estado

Waldemar Ter / Agência Assembleia
04/09/2013 15h19

Marcelo defende Flávio Dino e diz que denúncias são para ajudar o Estado

O deputado Marcelo Tavares (PSB) defendeu, na sessão desta quarta-feira (4), o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), da acusação do governista Roberto Costa (PMDB), de que as denúncias de irregularidades no Estado seriam orquestradas pelo ex-deputado federal, para prejudicar a gestão Roseana Sarney (PMDB).

Ao fazer a defesa enfática do presidente da Embratur, Marcelo Tavares disse que as irregularidades são reais e feitas para ajudar o Estado e que a oposição votou contra os empréstimos por conta do desvio de finalidade e para não endividar ainda mais o Maranhão.

O deputado do PSB voltou a afirmar que com os empréstimos a governadora “quebrou o Maranhão por várias gerações, assumiu dívidas muito além da capacidade de pagamento” do Estado e que seria “irresponsável os deputados do governo terem aprovado esses empréstimos sem discutir quais obras seriam feitas com esse dinheiro”.

“Deram um cheque em branco para quem não merece receber um cheque em branco”, garantiu. O parlamentar contou que o governo José Reinaldo, por exemplo, fazia obras sem empréstimos, conveniando com as prefeituras. “Naquela época, o Estado tinha dinheiro, não era dinheiro emprestado e nós confiávamos nos prefeitos e fazíamos os convênios”, afirmou.

COMBATE À POBREZA

Diversos deputados fizeram apartes, a exemplo de Othelino Neto (PPS), que lembrou que o governador Zé Reinaldo só conseguiu a muito custo o empréstimo para combater a pobreza, boicotado pelo grupo Sarney. Disse que o empréstimo feito por Roseana tem caráter eminentemente eleitoreiro e serve para “chantagear os prefeitos, que só recebem obras nos seus municípios se fizeram promessas ou juras de amor ao candidato oficial”.

Bira do Pindaré também tratou do assunto e disse que “a oposição está no caminho certo, porque, quando eles criticam, falam mal, atacam, é porque estamos fazendo a coisa certa, a oposição está no caminho certo, mostrando as coisas que o governo faz de errado e mostrando que o Maranhão pode ser diferente”.

A deputada Cleide Coutinho (PSB) fez defesa na mesma linha e garantiu que a preocupação dos governistas foi apenas em “bater” em Flávio Dino, “e isso demostra desespero”.

O deputado Stênio Rezende (PMDB) defendeu o governo, ao negar que a governadora esteja apenas entregando ração de peixes na itinerância na Baixada Maranhense, mas Marcelo Tavares reafirmou a denúncia.

Se o governo ajudasse a atividade, seria interessante distribuir a ração pra peixe. Mas o governo não faz absolutamente nada para ajudar o setor produtivo e no final quer chegar lá e entregar ração para o peixe. Mas na minha região foi exclusivamente para entregar ração pra peixe. Parece que custa R$ 2,00 o saco. Então, gastar esse dinheiro todinho viajando de helicóptero era melhor ter mandado só a ração. Agora, antes de mandar a ração vamos apoiar a atividade, a piscicultura, porque se ela cresceu no Maranhão não deve absolutamente nada a este governo”, denunciou.