Marcelo Tavares defende Flávio Dino e diz que denúncias são para ajudar o Estado

Waldemar Ter / Agência Assembleia
04/09/2013 16h55

O deputado Marcelo Tavares (PSB) defendeu, na sessão desta quarta-feira (4), o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato a governador das oposições, da acusação do governista Roberto Costa (PMDB), de que as denúncias de irregularidades no Estado seriam orquestradas pelo ex-deputado federal, para prejudicar a gestão Roseana Sarney (PMDB).

Ao fazer a defesa enfática do presidente da Embratur, Marcelo Tavares disse que as irregularidades são reais e feitas para ajudar o Estado e que a oposição votou contra os empréstimos por conta do desvio de finalidade e para não endividar ainda mais o Maranhão.

O deputado do PSB voltou a afirmar que com os empréstimos a governadora “quebrou o Maranhão por várias gerações, assumiu dívidas muito além da capacidade de pagamento” do Estado e que seria “irresponsável os deputados do governo terem aprovado esses empréstimos sem discutir quais obra s seriam feitas com esse dinheiro”.

“Deram um cheque em branco para quem não merece receber um cheque em branco”, disse. O parlamentar contou que o governo José Reinaldo, por exemplo, fazia obras sem empréstimos, conveniando com as prefeituras. “Naquela época, o Estado tinha dinheiro, não era dinheiro emprestado e nós confiávamos nos prefeitos e fazíamos os convênios”, afirmou.

COMBATE À POBREZA

Diversos deputados fizeram apartes, a exemplo de Othelino Neto (PPS), que lembrou que só o governador Zé Reinaldo só conseguiu a muito custo o empréstimo para combatera pobreza, boicotado pelo grupo Sarney. Disse que o empréstimo feito por Roseana tem caráter eminentemente eleitoreiro e serve para “chantagear os prefeitos, que só recebem obras nos seus municípios se fizeram promessas ou juras de amor ao candidato oficial”.

Bira do Pindaré também tratou do assunto e disse que “a oposição está no caminho certo, porque, quando eles criticam, falam mal, atacam é porque estamos fazendo a coisa certa, a oposição está no caminho certo, mostrando as coisas que o governo faz de errado e mostrando que o Maranhão pode ser diferente”.

A deputada Cleide Coutinho (PSB) fez defesa na mesma linha e garantiu que a preocupação dos governistas foi apenas em “bater” em Flávio Dino, “e isso demostra desespero”.

O deputado Stênio Rezende (PMDB) defendeu o governo, ao negar que a governadora esteja apenas entregando ração de peixes na itinerância na Baixada Maranhense, mas Marcelo Tavares reafirmou a denúncia.

“Se o governo ajudasse a atividade, seria interessante distribuir a ração pra peixe. Mas o governo não faz absolutamente nada para ajudar o setor produtivo e no final quer chegar lá e entregar ração para o peixe. Mas na minha região foi exclusivamente para entregar ração pra peixe. Parece que custa R$ 2 o saco. Então, gastar esse dinheiro todinho viajando de helicóptero era melhor ter mandado só a ração. Agora, antes de mandar a ração vamos apoiar a atividade, a piscicultura, porque se ela cresceu no Maranhão não deve absolutamente nada a este governo”, denunciou.