Deputado Magno Bacelar defende programa Mais Médicos

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
05/09/2013 16h28

 

O discurso do deputado Magno Bacelar (PV) na sessão plenário desta quinta-feira (5) foi em defesa do programa “Mais Médicos”. O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde de todo o Brasil, além de levar médicos estrangeiros para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

 

No caso do Maranhão, o município que mais se beneficiará com o programa será Chapadinha, que receberá seis médicos cubanos, segundo Magno Bacelar. “Dos 36 médicos cubanos, 6 vão para Chapadinha, portanto, será uma das cidades mais beneficiadas da nossa região”, declarou.

 

Antes de o deputado Magno Bacelar subir a tribuna, Cleide Coutinho já havia falado sobre o assunto “Apoio total e integralmente, é que venham os nossos colegas, mas que respeitem a legislação brasileira que obriga os médicos de fora a se submeterem ao Revalida, que é o exame de revalidação, porque no exterior, nós médicos, também temos que fazer prova e estágios. Outra coisa que é importantíssima é o aprendizado da língua portuguesa”, ressaltou a deputada.

 

Magno Bacelar disse concordar com a opinião da parlamentar, quando ela falou em seu pronunciamento da importância do aprendizado da Língua Portuguesa para os médicos que chegarão ao Brasil em pelo menos um mês, e não em 15 dias como determinou o Ministério da Saúde.

 

“Assim como a deputada Cleide, eu também acho que 15 dias é pouco tempo para os médicos de adaptarem a nossa língua. É necessário mais tempo.”, afirmou.

 

Ainda sobre o programa “Mais Médicos”, o deputado defendeu o Governo Federal em custear os médicos estrangeiros no valor de R$ 10 mil. “O trabalho de médico é árduo. São seis anos estudando com muita responsabilidade e quando vai para um município tem que resolver todos os problemas de todas as ordens, é o salvador da pátria”.

 

Na conclusão do seu pronunciamento, Magno Bacelar reafirmou seu apoio na vinda dos médicos estrangeiros ao Brasil. “A vinda destes médicos é importante, porque isso vai ajudar os municípios onde faltam esses profissionais. O grande peso de uma folha da saúde é os médicos e por isso eles vão ficar trabalhando em vários hospitais, em vários locais para poder fazer valer o seu salário”.

 


Banner