Edilázio lamenta morte de empresário e pede ação mais enérgica da Segurança

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
09/09/2013 21h07

Edilázio lamenta morte de empresário e pede ação mais enérgica da Segurança
Foto original

 

O deputado Edilázio Júnior (PV) usou a tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (9), para solidarizar-se com a família do empresário Daniel Smith, que foi vítima de sequestro seguido de morte, na última quarta-feira (4). Um menor de 17 anos, morador da Vila Conceição, é apontado como sendo o autor do ato infracional que resultou na morte do empresário bastante conhecido na sociedade ludovicense.

 

Edilázio Júnior defendeu que o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, faça uma ação incisiva na Vila Conceição, a exemplo do que já foi feito no bairro Barreto. “Por que esperar acontecer pra poder ter uma ação. Então, eu queria pedir ao secretário Aluísio Mendes que faça uma ação enérgica ali naquele bairro. Acho que é o momento da secretaria de Segurança Pública dar uma resposta”, apelou.

 

O deputado manteve contato com o menor infrator, autor do homicídio, e disse ter ficado chocado com a frieza com que ele narra os fatos, a forma debochada como ele conta, e  também com o juiz da Vara da Infância e da Adolescência, que, na oportunidade, disse que o problema da marginalidade infantil na região do Calhau é causado por ação de traficantes. “Os traficantes colocam esses menores para pedir dinheiro para eles. Usam esses menores que vivem pedindo esmolas nas farmácias, padarias, e a maioria deles mora na Vila Conceição”, declarou o juiz da Vara da Infância e Adolescência.

 

Segundo Edilázio, o menor infrator que tirou a vida do empresário Daniel Smith, só este ano, já foi preso sete vezes, trocou tiros com um policial, assaltou um policial rodoviário federal e assaltou um delegado. “Infelizmente o nosso Estatuto da Criança e Adolescente protege e incentiva o menor a ir para a rua e fazer esse tipo de coisa. Depois de muito refletir, hoje defendo a diminuição da idade penal. Eu sei que esse menor vai estar de volta às ruas mais cedo ou mais tarde.

 

O deputado José  Carlos (PT), antes do pronunciamento de Edilázio Júnior, também comentou sobre a trágica morte do empresário Daniel Smith, mostrando-se muito preocupado com o problema da segurança no Brasil e no Maranhão. “Precisamos saber, por exemplo, qual é o planejamento, o plano do governo do Estado para combater essa situação que é gravíssima e que parece que nós estamos nos acostumando, que não é somente do Maranhão é do Brasil todo”, declarou.

 

O deputado petista propôs que o presidente da Comissão de Segurança, deputado Roberto Costa (PMDB), convide o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, para vir à Assembleia conversar com os deputados e dizer que planejamento existe para impedir que esses meliantes afrontem a sociedade maranhense.

 

O comovente pronunciamento do deputado Edilázio Júnior foi aparteado por vários deputados. O deputado Rogério Cafeteira concordou com a posição do deputado Edilázio a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Hoje o ECA, infelizmente, para o que ele mais serve é para proteger o bandido”, afirmou Rogério Cafeteira.

 

O deputado Antonio Pereira (DEM), por sua vez, pediu ao secretário de Segurança que, a exemplo do que é feito no Rio de Janeiro, também se faça aqui uma ação preventiva para que se possa evitar outras tragédias como a que vitimou o empresário Daniel Smith. “Nós temos que acordar e que a morte do Daniel sirva para algum conserto, alguma atitude que a sociedade possa tomar, principalmente nós que somos os legítimos representantes da sociedade”, defendeu o deputado Hélio Soares.

 


Banner