Eliziane parabeniza São Luís e defende mais políticas públicas

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
10/09/2013 10h34

Eliziane parabeniza São Luís e defende mais políticas públicas
Foto original

 

A deputada Eliziane Gama (PPS) utilizou a tribuna durante sessão plenária desta segunda-feira (9), para parabenizar São Luís, que este ano comemora 401 anos. Ela deu destaque às manifestações por uma atuação governista melhor, a instalação de escolas em tempo integral que nunca aconteceu, o crescimento do tráfico de drogas, o alto índice de mortalidade materna e as doenças de população pobre - como diarreicas e respiratórias -, que atingem a cidade.

 

“Nós estamos comemorando 401 anos da nossa bela e maravilhosa Ilha de Upaon-Açu, que tem uma das maiores diversidades culturais e ambientais desse país, de um povo acolhedor, alegre e cortês que não ficou de fora das manifestações pelo país e também foi às ruas para mostrar sua força pedindo uma cidade melhor”, falou Eliziane.

 

Assim como destacou os pontos positivos da capital maranhense, a deputada também fez questão de comentar alguns pontos que  São Luís ainda deve evoluir no seu ponto de vista, como, por exemplo, execução de planejamentos ainda da gestão anterior que não aconteceu.

 

A parlamentar lembrou que nos 400 anos da capital, a Assembleia Legislativa do Maranhão fez um trabalho intenso, reunindo seus pares para a elaboração de um documento mapeando metas e planejamento para uma São Luís melhor. Na época, a Universidade Federal do Maranhão entrou no debate, assim como o Governo Municipal e o Estadual também, apresentando propostas, mas que infelizmente não foram cumpridas até hoje.

 

O Plano Nacional da Educação foi outro tema abordado por Eliziane Gama. Segundo ela, a instalação da escola de tempo integral, na prática, ainda não é realidade na nossa cidade de São Luís.

 

“Se a gente for analisar do ponto de vista da educação, que é o carro chefe principal para o fortalecimento do capital humano, e, portanto, é a chegada do desenvolvimento, a educação não está efetivamente como deveria acontecer”, analisou.

 

Para a deputada, apesar da Secretaria de Assistência Social realizar ações intersetorizadas, para tentar diminuir o tráfico de drogas na cidade, essa redução só será efetiva se houver ações ligadas à educação.

 

Outros problemas sérios enfrentados pela cidade destacado pela parlamentar durante o seu discurso é o alto índice de mortalidade materna e de doenças diarreicas e respiratórias. “Somos a quinta cidade do país mais atingida por essas doenças, ao mesmo tempo nós temos na nossa cidade quase mais de 400 mil pessoas que hoje que sobrevivem do programa de transferência de renda do Governo Federal, ou seja, nós temos uma população pobre que, ainda no planejamento na área da educação, nós precisaríamos na verdade ter uma maior eficiência no programa de agente comunitário de saúde para a redução desses indicadores e desses problemas na área da saúde”, explicou Eliziane Gama.

 

A deputada finalizou seu pronunciamento demonstrando o compromisso que tem com a cidade, principalmente com as crianças, com a juventude, mulheres e a população pobre. “Se assim tivermos esse compromisso com a família, nós vamos ter de fato início de outros quatrocentos anos, o início de uma São Luís melhor, o início de uma ilha melhor, da Ilha Cultura, da Ilha Atenas Brasileira, da São Luís Atenas Brasileira, de São Luís que já teve tantos títulos, mas que, infelizmente, na prática não tem sido efetivamente como nos títulos que ganhou ao longo de sua trajetória”.


Banner