Stênio ressalta o Festejo Nossa Senhora da Vitória, em Alto Parnaíba

Jéssica Barros / Agência Assembleia
10/09/2013 11h39

Stênio ressalta o Festejo Nossa Senhora da Vitória, em Alto Parnaíba

O deputado Stênio Rezende utilizou a tribuna na sessão plenária desta terça–feira (10), para registrar sua passagem pelo festejo de Nossa Senhora da Vitória, na cidade de Alto Parnaíba, que fica a mais de 1.100 km de distância da capital, sendo a ultima cidade do estado do Maranhão que faz fronteira com o sul do Piauí, oeste da Bahia e Tocantins.

Além da cidade de Alto do Parnaíba, o deputado teve a oportunidade de visitar outras duas cidades da região sul: Tasso Fragoso e Balsas.

Durante o Festejo Nossa Senhora da Vitoria em Alto do Parnaíba, Stênio Rezende participou de uma missa na praça central da cidade e de uma cavalgada junto com amigos e com a população. “Era algo em torno de 2 mil cavaleiros. Uma população muito grande de cavaleiros para o tamanho da cidade”, destacou o parlamentar.

“Nós tivemos a felicidade de encontrar um querido amigo lá, o Padre Hugo, que realizou uma missa na madrugada muito bonita. A população inteira acordou para participar da missa do Padre Hugo e, é claro, logo depois as bênçãos do Padre Hugo para com os cavaleiros”, descreveu Stênio.

O deputado lembrou ainda que teve a oportunidade unir várias lideranças para discutir política em Alto Paranaíba durante o festejo: “Visitamos o grande líder  o PTM em Parnaíba, Luciandro, o ex–prefeito Hernandes Soares, e Raniere Soares, também ex- prefeito. O grande empresário Rubens, conhecido como japonês, plantador de cerca de 20 mil hectares de soja também estava presente”, registrou.

ALTO DO PARNAÍBA

Fundada em 19 de maio de 1866, com o nome de "Vila de Nossa Senhora das Victórias", atráves da doação para a Igreja Católica de partes das terras do Fazendeiro Francisco Luiz de Freitas e sua mulher Micaela de Abreu Freitas, antigos donos da Fazenda Barcelona, a cidade começou na beira rio, depois foi se expandindo. Depois a cidade ganhou uma praça com a igreja matriz.

Foi fundada sob a liderança de Cândido Lustosa de Britto, que agiu contra os interesses do seu tio, o Barão de Santa Filomena (José Lustosa da Cunha), que morava na cidade piauiense vizinha - Santa Filomena.