Roberto Costa diz que pesquisa da Folha sobre Uema contém erros

Assecom / Roberto Costa
12/09/2013 18h04

Roberto Costa diz que pesquisa da Folha sobre Uema contém erros

O líder do Bloco Parlamentar pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), rebateu as críticas da oposição sobre a baixa colocação da Uema (Universidade Estadual do Maranhão) no ranking de qualidade das universidades brasileiras em pesquisa realizada pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O parlamentar relatou que a pesquisa feia pelo periódico paulista deixou de contemplar vários índices importantes e que a oposição se utiliza desta falha na pesquisa para se valer.

“Não podemos simplesmente chegar e criticar baseado na pesquisa da “Folha de S.Paulo”, que deixou de lado índices importantes para o todo da universidade. Eu mesmo já debati anteriormente a questão da estruturação da Uema, em vez de ficar somente apontando os erros, sem propor soluções, como faz a oposição, que inclusive esquece seu passado, quando nenhum, quando pertencia ao Governo, lembrou de incentivar ou discutir melhorias para a Instituição”, argumentou Costa.

Em seu discurso o parlamentar ressaltou que nenhum deputado de oposição já pediu qualquer melhoria para a Uema. “Em vez de falar, vamos justificar o que se fez, porque se a educação andou ruim, foi também por conta da maior greve da história desse Estado na educação, que foi quando os senhores deputados faziam parte do antigo governo e se esqueceram de tudo isso, esqueceram que os professores aqui passaram quase quatro meses em greve, na qual foi criada uma ‘Lei do Cão’ denominada pelos professores e todos eles participavam, mas esqueceram, ai vem subir mais uma vez para fazer o mesmo discurso. Quando subir nessa Tribuna eu já pedi não esqueçam o passado de vocês, relembrem o passado para falar do presente e do futuro”, sinalizou o parlamentar

DADOS DA UEMA

- Em 2006, a UEMA tinha o número de 62 doutores, e hoje, 7 anos depois, possui  260 doutores nas mais diversas áreas de conhecimento;

- A UEMA possui hoje 68 docentes em doutoramento, nas mais diversas áreas do conhecimento;

- A UEMA tinha, em 2006, 01 curso de Mestrado; hoje, esse número subiu para 8.

- A Instituição possui 01 Curso de Doutorado, além de 02 propostas de novos Mestrados.

- A UEMA tem hoje 331 alunos no Programa de Iniciação Científica;

- A UEMA possui atualmente 770 docentes com regime de tempo integral (TIDE e 40 horas), o que representa 93,55% do seu corpo docente;

Quanto ao ENADE, destacamos alguns resultados (conceitos) de cursos para evidenciar o desempenho institucional:

-ADMINISTRAÇÃO – SÃO LUIS – 4,0

-AGRONOMIA – SÃO LUIS E IMPERATRIZ – 4,0