Deputados da oposição contestam defesa da Uema feita por governistas

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
17/09/2013 17h59

Deputados da oposição contestam defesa da Uema feita por governistas
Foto original

 

Os deputados Rubens Júnior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PT) contestaram, na sessão desta terça-feira (17,) a defesa da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) feita pelo líder do Governo, deputado César Pires (PMDB). “Ninguém é contra a Uema. Sabemos da importância do ensino superior para o desenvolvimento do Estado do Maranhão. Não concordamos é com a precarização da Uema e o que defendemos é o seu fortalecimento”, afirmou Rubens Júnior.

 

Segundo o líder da Oposição, o caminho para reestruturar a Uema é o reforço orçamentário, como reconheceu o líder do Governo, quando afirmou em discurso que “é um absurdo a Uema receber 2.3 e a Univima 2.7 do orçamento do Estado do Maranhão”. “Não há política de Educação em nenhum Estado se não tiver o reforço orçamentário”, advertiu Rubens Júnior.

 

O comunista disse que a Proposta de Emenda Constitucional para aumentar o orçamento da Uema, a ser apresentada pelo deputado César Pires, terá integral apoio do Bloco Parlamentar de Oposição. Ao mesmo tempo em que cobrou uma posição do governo do Estado sobre a situação da universidade.

 

“O que estamos vendo é o deputado César Pires se posicionar diante do problema, como ex-reitor dessa instituição e parlamentar sensível a essa área, não como líder do Governo. E o Governo do Estado? O governo não fala nada. Em uma semana de debate nenhum plano de reestruturação foi apresentado”, cobrou Rubens Júnior.

 

De acordo com o deputado de oposição, quem tem “a faca e o queijo na mão” para reestruturar a Uema é o governo do Estado. “Ou é atribuição do Poder Legislativo apenas, ou do Poder Judiciário, ou do Ministério Público ou da Sociedade Civil?”, indagou, acrescentando que todos podem ajudar, mas a responsabilidade é exclusiva do Poder Executivo.

 

Para Bira do Pindaré, o problema da Uema veio a debate por conta da denúncia dos estudantes do campus de Bacabal, que enfrentam uma situação muito particular, mas que, segundo o deputado, parece ser uma realidade comum a todos os campi. “Não vamos resolver o problema da Uema colocando um tapete sobre aquilo que há de errado. Em nenhum momento atribuímos a situação da Uema aos seus professores ou estudantes. A responsabilidade é inteiramente de quem governa e o governo tem que assumir as suas tarefas”, defendeu.

 

O deputado petista afirmou que, para resolver o problema, o governo do Estado tem que apresentar uma proposta orçamentária que seja decente e adequada para o bom desenvolvimento desta universidade. “O Maranhão precisa da Uema. Não podemos abrir mão da Uema. Ela tem que ser fortalecida e pra isso precisa de investimentos”, afirmou.

 

Bira do Pindaré declarou que o deputado César Pires trouxe uma denúncia, que ele considera muito séria, e que precisa ser investigada, que é a denúncia de que a Universidade Virtual do Maranhão (Univima) está sendo utilizada como abuso de poder econômico na eleição do PT, com bolsas dessa instituição sendo utilizadas para isso. “Quero que a gente aprofunde a investigação sobre essa grave denúncia de uso da Univima com bolsas ilegais para a manipulação da eleição do PT no Estado do Maranhão”.

 

 


Banner