Seminário discute experiências positivas na área de Educação

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
20/09/2013 14h29

Seminário discute experiências positivas na área de Educação

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão sediou, nesta quinta-feira (19), o Seminário Regional do Observatório da Educação. A ideia do observatório é identificar experiências na área da educação que deram certo em todo o país, contribuir para a disseminação dessas práticas e fomentar a elaboração de políticas públicas de acordo com aspectos educacionais de cada região.

O projeto é uma iniciativa da Comissão de Educação da Câmara dos deputados e, no Maranhão, identificou cinco experiências em parceira com as secretarias de Educação do Estado e do Município de São Luís.

“Os seminários nos estados servem para debater as experiências regionais e selecionar os melhores casos que serão apresentados em um seminário nacional em Brasília” – explica o deputado federal Pinto Itamaraty, que coordenará a etapa estadual do seminário juntamente com os deputados federais maranhenses membros da Comissão da Educação.

Pinto Itamaraty disse ainda que é preciso uma integração entre os governos federal, estadual e municipal, e, acima de tudo, a participação da sociedade e da família para que se melhore o nível da educação em todo o país. Ele defendeu também defendeu melhores salários e estrutura. “Não se pode pensar em educação de qualidade sem profissionais bem remunerados e com estrutura para trabalhar.”

A deputada Gardênia Castelo elogiou a iniciativa da Câmara Federal e destacou a importância do projeto. “A Câmara Federal está de parabéns por promover esse debate tão importante na área da educação e que as experiências apresentadas aqui possam surtir o efeito esperado e contribuir na elaboração do Plano Nacional de Educação”, disse.

O seminário contou com a participação de professores, diretores de escolas, dos deputados federais Weverton Rocha e Sétimo Waquim, dos deputados estaduais Neto Evangelista (PSDB), Eliziane Gama (PPS), Valéria Macedo (PDT) e Francisca Primo (PT) – da Comissão de Educação da Assembleia; dos secretários de Educação Pedro Fernandes (estado) e Alan Kardec (município) e do vereador Ricardo Diniz (Comissão de Educação da Câmara de vereadores de São Luís).