Marcos Caldas registra reunião sobre Marco Regulatório do Minério

Waldemar Ter / Agência Assembleia
23/09/2013 18h43

Marcos Caldas registra reunião sobre Marco Regulatório do Minério

O deputado Marcos Caldas (PTdoB) fez uma avaliação positiva, na sessão desta segunda-feira (23), da reunião sobre Marco Regulatório do Minério, promovida na sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa, pela Comissão Federal do Marco Regulatório do Minério.

Caldas informou que o o presidente da Comissão Nacional, o deputado federal Gabriel Guimarães (PT), e o relator, o deputado federal Kleber Verde (PTdoB), autor do requerimento para realização do debate no Maranhão, participaram juntamente com os deputados federais do Estado, Costa Ferreira(PSC), Domingos Dutra (PT) e Weverton Rocha (PDT), junto com os deputados estaduais Max Barros (PMDB), representando o presidente da Casa, Eduardo Braide (PMN), Jota Pinto (PAN) prefeitos e vereadores.

Marcos Caldas explicou que um dos temas debatidos foi a compensação ambiental do corredor da Alumar e os prefeitos e as entidades puderam discutir o assunto junto com a comissão. “Eu, particularmente, discuti o assunto referente a Alumar, mas as entidades que estiveram presentes e a população reivindicaram muito a questão dos municípios onde passa o corredor do minério, aqueles municípios em cujos povoados onde passa o trem e hoje tem doze trens, diariamente, indo e doze voltando por essas cidades”, disse.

De acordo com Caldas, por conta de nessas cidades passarem em torno de trezentos vagões com cada locomotiva, o ar que as pessoas respiram está contaminado com minério de ferro, afetando os pulmões e inúmeras pessoas já morreram em acidentes com os trens, mas eles não divulgam e nem a imprensa que foi acidente.

“Tínhamos presentes mais de quinze prefeitos reivindicando por compensação ambiental, porque esses prefeitos têm uma despesa muito grande com a população, que adoece e procura de tratamento nesses municípios; assim as que sofrem um acidente. A Comissão foi in loco conhecer os tanques de resíduos da Alumar, aquela lama vermelha, aquela soda cáustica, aquela lama que rompeu lá na Hungria, que se romper aqueles tanques de 50 hectares aí vamos ter aqui dezenas e dezenas de milhares de mortos”, alertou.

Marcos Caldas enfatizou que a vinda da Comissão a São Luís foi muito importante para o Maranhão e ela agora vai fazer um projeto para que o Marco Regulatório do Minério no Maranhão passe a existir.