Alunos da Semetinha assistem palestra sobre Educação no Trânsito

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
25/09/2013 11h43

Alunos da Semetinha  assistem palestra sobre Educação no Trânsito
Foto original

 

Em alusão à Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, alunos da Creche–Escola Sementinha tiveram a oportunidade de acompanhar, na manhã desta quarta–feira (25), uma animada palestra com o tema “Educação no Trânsito”, ministrada pelo policial militar da Companhia de Policia Rodoviária Estadual, capitão Adonias.

 

“Investir na prevenção de acidentes e conscientização contínua, desde a infância, é a melhor saída para reduzir os números e fazer com que as regras no transito sejam aplicadas e respeitadas”, explicou o capitão.

 

O palestrante mostrou aos alunos como respeitar as leis de trânsito feitas para auxiliar pedestres e motoristas a evitar acidentes e melhorar cada vez mais a qualidade do trânsito. Algumas das dicas foram: Olhar para os dois lados antes de atravessar ruas e avenidas, sempre de mãos dadas a um adulto nas faixas de segurança; não colocar cabeça e braços para fora da janela enquanto o carro estiver em movimento; seguir as instruções dos agentes de trânsito.

 

O uso obrigatório do cinto de segurança foi outro ponto abordado, enfatizando que as regras mudam de acordo com a idade da criança: de 0 a 1 ano devem usar o bebê conforto; entre 2 e 4 anos, a cadeirinha; para as de 5 e 6 anos, o acento; já as 7 e 8 anos devem sempre sentar no banco traseiro do veículo, sem esquecer o cinto de segurança. A partir dos 10 anos, é permitido trafegar no banco da frente, mas sempre com o cinto de segurança.

 

Bem atentos e curiosos a cada informação passada pelo capitão, os alunos também participaram da palestra. Eles faziam perguntas e registravam como agem no seu dia a dia quando estão no trânsito com os pais. “Eu sempre ando no banco de trás com o cinto e meu irmão vai no bebê conforto. Minha mãe disse que se eu não colocar o cinto ela leva multa”, disse um dos alunos.

 

O capitão elogiou os estudantes e professores pela importância de já estarem por dentro das leis básicas de trânsito: “Os alunos já estão bem afiados com os cuidados básicos que se deve ter. Espero que as professoras continuem ensinando bons comportamentos no trânsito, não só durante essa semana, mas sempre. Assim, eles podem ensinar e também cobrar dos pais uma postura adequada diante do volante, diminuindo o risco de um acidente”.

 

Ao final dos trabalhos, o PM disse estar disposto a voltar na creche para ministrar outras palestras, dessa vez para os professores e pais de alunos que, segundo ele, também precisam saber que a falta de entendimento e gentileza no trânsito gera problemas, acidentes, traumas para o resto da vida e até morte.

 

PROJETO DE LEI

 

Para orientar e preparar crianças e adolescentes para o convívio no trânsito, recentemente foi aprovado pela Assembleia Legislativa o projeto de lei de autoria do deputado Manoel Ribeiro, que inclui na grade curricular das escolas públicas do Maranhão a disciplina Educação no Trânsito. Agora para que o projeto vire lei, só precisa receber a sanção do Poder Executivo. Além de salvar vidas, o estudo da disciplina vai ajudar também na educação dentro de casa.

 

SÃO LUÍS

 

Segundo o mapa da violência, divulgado pelo Ministério da Justiça, São Luís é a segunda cidade do Brasil com o maior crescimento  no número de mortes  de crianças e adolescentes no trânsito. Entre 2000 e 2010, os índices aumentaram mais que o dobro. A média é de 30 mortes para cada 100 crianças e adolescentes.


Banner