Stênio Rezende lembra os 61 anos de emancipação de Vitorino Freire

Nice Moraes / Agência Assembleia
25/09/2013 15h16

Stênio Rezende lembra os 61 anos de emancipação de Vitorino Freire

O deputado Stênio Rezende (PMDB), na sessão desta quarta-feira (25), parabenizou o município de Vitorino Freire pelos seus 61 anos de emancipação política. Ele também lamentou a greve dos professores que estão com suas atividades paralisadas há quase dois meses por causa do não reajuste de 7,9% estabelecido pelo Governo Federal.

“Hoje minha cidade aniversaria, mas o seu povo está triste, porque ontem, por volta das 11h, depois de quase dois meses de greve, os professores, alunos e os pais dos alunos invadiram a Câmara Municipal”, disse Stênio Rezende, ressaltando que gostaria de exaltar o trabalho do prefeito, mas não pode, em razão da realidade local.

“Ele ainda deixa muito a desejar, ainda que esteja no primeiro ano [de mandato]. Não dá aqui pra elencar nenhuma obra dele no nosso município que seja importante e que tenha relevância”, criticou.

Stênio Rezende afirmou que os professores de Olho d’Água das Cunhãs, Paulo Ramos, Bacabal e Santa Inês já recebem seus vencimentos com o reajuste. “Os professores tem esse direito e o prefeito tem que atender esta reivindicação que não é pessoal; é uma reivindicação de classe respaldada pelo Governo Federal”, defendeu ele, incentivando a buscarem a Justiça para que os direitos dos professores sejam respeitados.

HISTÓRIA

Stênio Rezende lembrou que Vitorino Freire tem uma história de muitas conquistas. Começou inicialmente com a família Boaventura, em 1938, e, desde então, iniciou-se ali uma pequena vila que nos anos 40 passou a se chamar de Água Branca. Mas, antes mesmo dos anos 50 anos, esse povoado foi denominado Vila Senador Vitorino Freire. Há 61anos, a Assembleia Legislativa do Maranhão criou o município de Vitorino Freire.

“A alternância do poder naquele município foi salutar, porque desde a gestão de Vinícius Aurélio Rezende, meu querido e saudoso pai, no início dos anos 70, a cidade tem passado por uma grande transformação”, disse Stênio Rezende. Lembrou ainda que posteriormente o município foi administrado por Ilton Maciel, irmão do atual prefeito, que também deu a sua contribuição. Já nos anos 80, o ex-prefeito Ribamar marcou a sua passagem pela prefeitura. Depois veio Aparício Bandeira, que por quatro anos deixou ali a sua marca.

Logo nos anos de 90 a 96, veio o prefeito doutor Chicão, que junto com o seu parceiro, o deputado Juscelino Rezende, construíram escolas, o melhor ginásio poliesportivo da cidade, várias ruas ganharam pavimentação asfáltica e várias casas ganharam distribuição de água.

Em 1996, Juscelino Rezende foi eleito prefeito, ficando por oito anos à frente daquele município. Segundo Stênio Rezende, foi o maior salto na administração de Vitorino. Inicialmente, Juscelino construiu e entregou gratuitamente às famílias 500 casas; pavimentou mais de 30 km de asfalto nas ruas; fez vários colégios e abriu novas frentes de trabalho. “Ele colocou Vitorino Freire nos melhores índices de educação e no atendimento à saúde. Logo depois, o ex-prefeito Ribamar Rodrigues, de novo, deu a sua contribuição, ajudando no que pôde com novos investimentos na infraestrutura daquela cidade”, relatou o deputado.