Assembleia Legislativa promove I Passeio da Melhor Idade

Jéssica Barros / Agência Assembleia
03/10/2013 15h01

Assembleia Legislativa promove I Passeio da Melhor Idade

O Grupo de Esposa dos Deputados do Estado do Maranhão (Gedema) em parceira com a Subdiretoria de saúde da Assembleia Legislativa promoveram, na manhã desta quinta-feira (3), no Jardim Botânico da Vale, o I Passeio da Melhor Idade, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.

A primeira etapa do passeio começou com muita animação e descontração. A terapeuta ocupacional, Iara Barreto, fez exercícios de alongamento junto com os idosos. “Esse trabalho de flexibilidade e equilíbrio já é desenvolvido com eles na Assembleia. Toda semana eu passo pelos setores e faço essas atividades com eles. Com todas as articulações lubrificadas e o corpo alongado o passeio fica mais tranquilo”, disse.

Logo depois, todos puderam fazer uma trilha pelo parque da Vale, ao mesmo tempo atentos às explicações do guia e encantados com a beleza da natureza ao redor. “Estou muito satisfeita com este passeio. Além de ser um momento de ressocialização para nós, temos a oportunidade de apreciar um lugar tão agradável como este, cheio de plantas em nossa volta”, elogiou Joana Martins, 62 anos, funcionária do setor de taquigrafia.

Até brincadeiras e competições fizeram parte da programação. Por uns instantes idosos viraram crianças. “Dessa vez, nós resolvemos fazer algo diferente. Um passeio ecológico fazendo alongamentos proporcionando momentos de descontração, até porque um dos fatores da longevidade é praticar atividade física e vê a alegria deles não tem explicação”, afirmou o médico José Ribamar Araújo Filho.

De volta pra casa, ainda muito animados, com alegria cantavam e contavam piadas. Mas, também foi momento de agradecer. “Algumas pessoas me encontram na rua e dizem ‘ Você está ficando velha’ e eu respondo ‘Graças a Deus’. Não tem coisa melhor do que comemorar a melhor idade perto da natureza. Afinal, envelhecer é bom, com saúde é ainda melhor. Em nome da Assembleia eu parabenizo a todos aqueles que trabalham aqui e aos que já deram sua colaboração a casa e hoje estão aposentados”, declarou Valderêz Melo, presidente do Gedema.

PESQUISA

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad, realizada pelo IBGE, 34% da população maranhense tem mais de 60 anos, ou seja, são idosos. Este número por si só não é garantia de que essa parcela da população tenha os seus direitos adquiridos.