Da tribuna da Assembleia, deputado Bira do Pindaré anuncia filiação ao PSB

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
03/10/2013 16h28

Da tribuna da Assembleia, deputado Bira do Pindaré anuncia filiação ao PSB
Foto original

 

O deputado estadual Bira do Pindaré anunciou, na manhã desta quinta-feira (3), sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato de filiação foi na noite de quarta-feira, em Recife, e contou com a presença do governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, do prefeito de Timom e presidente estadual da sigla, Luciano Leitoa, do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, do ex-governador José Reinaldo e do prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves.

 

Após anunciar sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores, o deputado Bira do Pindaré relevou ter recebido convite de seis partidos para ingressar nas fileiras. O parlamentar foi convidado pelo Solidariedade, Rede, PCdoB, PSB, PDT e PPS, todos partidos de oposição ao Governo do Estado.

 

Ao anunciar sua filiação ao PSB, Bira lembrou que o presidente Eduardo Campos já o convida para cerrar fileiras no partido desde 2011. O parlamentar relevou que desde então mantém uma interlocução positiva com os parlamentares que integram o PSB.

 

Bira destacou que sua escolha pelo PSB deu-se devido à história do partido no Brasil, sempre integrando o campo democrático popular, que também sempre esteve à frente lideranças como o ex-presidente Lula e a Presidente Dilma. O PSB é um partido que está ao lado das lutas populares e que sempre teve afinidade com a causa do povo.

 

“Estamos muito à vontade no PSB, fomos muito bem recebidos. O PSB é o maior partido de oposição do Maranhão e essa é a razão principal, é a gente reforçar o campo da oposição no Estado para virar essa história desse mandonismo que existe aqui no Maranhão há quase 50 anos”, concluiu.

 

Deputado registra apoio as comunidades quilombolas do Maranhão

 

Bira do Pindaré declarou apoio as manifestações quilombolas que acabaram por ocupar mais uma vez a sede do Incra em São Luís. Representantes de 100 comunidades quilombolas do Estado ocupam, desde a última terça-feira (1º).

 

A manifestação é parte da Semana Nacional de Mobilização dos Povos Indígenas e Quilombolas contra a Proposta de Emenda Constitucional Nº 215/2000, que tira do Poder Executivo e concede ao Judiciário a decisão dos processos de titulação dos territórios quilombolas e das terras indígenas.

 

Bira lembrou que o Maranhão tem a maior quantidade de comunidades quilombolas do Brasil e essas pessoas precisam ser respeitadas. “Está mais que na hora da gente respeitar esse povo que foi violentado pela própria história, um povo escravizado, retirado à força de suas terras e trazido para cá na condição de escravos, e que resistiram ao tempo”, destacou.

 

A Constituição Federal garante os direitos das comunidades quilombolas e o reconhecimento de seus territórios. Para Bira este processo de reconhecimento anda a passo de tartaruga e é por isso que as comunidades se organizam cada dia e continuam lutando para terem seus direitos assegurados. 

 

“Nós estamos aqui para pedir às instituições federais e estaduais que possam ouvir o clamor desse povo e garantir a efetividade do direito aos territórios, às comunidades quilombolas no Estado do Maranhão”, apelou Bira.

 


Banner