Gardênia destaca campanha pela prevenção ao câncer de mama

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
08/10/2013 09h25

Gardênia destaca campanha pela prevenção ao câncer de mama
Foto original

 

A deputada Gardênia (PSDB) destacou na sessão desta segunda-feira (7), a Campanha Nacional ‘Outubro Rosa’, que tem por finalidade estimular a descoberta precoce do câncer de mama, para que a mulher possa aumentar ainda mais o seu potencial de cura. Logo após a sua fala, ela distribuiu a cada deputado um laço rosa, que é o símbolo da campanha.

 

Ela destacou que dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres informam que no Brasil são registrados 50 mil novos casos da doença a cada ano, sendo, portanto, a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011 a doença fez mais de 13 mil vítimas, enquanto que no mundo inteiro ainda morre meio milhão de mulheres em decorrência dessa patologia.

 

“Esses números, além de alarmantes, são também intrigantes, porque a maioria dos casos de câncer de mama é descoberta tardiamente no Brasil, dificultando ou mesmo possibilitando o enfrentamento de uma doença que a gente sabe que tem um potencial de cura superior a 90% quando descoberta precocemente”, afirmou Gardênia Castelo.

 

Segundo a parlamentar, a questão maior é a falta de estrutura para a descoberta precoce, já que este fato assegura a preservação da vida. Estatísticas do próprio Ministério da Saúde ainda mostram que somente 10% das mulheres chegam para o tratamento em fase precoce, o resto chega em fase mais avançada, dificultando as alternativas de cura.

 

“Entretanto, mesmo diante de tais obstáculos e graças ao esforço e voluntariedade da própria mulher, a gente tem motivo sim para acreditar em transformações importantes, porque é cada vez maior o nível de conscientização acerca desse assunto. É cada vez maior a sua pressão para ampliação da rede de atendimento e proteção, e é cada vez mais crescente a campanha de alerta e de esclarecimento público como esta, por exemplo, do Outubro Rosa, que avança em diversas regiões do nosso Brasil”, declarou.

 

MAMOGRAFIA

 

Dados recentes do Ministério da Saúde comprovam que a doença pode ser enfrentada  no seu nascedouro, porque entre 2010 e 2012 houve um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa considerada prioritária, que é justamente aquela que vai dos 50 aos 69 anos de idade. No ano de 2011, a Presidente Dilma Rousseff lançou o plano nacional de prevenção e diagnostico e tratamento do câncer de colo de útero e de mama, estratégia para expandir a assistência oncológica em todo país.

 

Ainda de acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o SUS tem no momento 277 serviços na assistência oncológica que atende 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da Federação, para a descoberta e tratamento do câncer em todo o país.

 

Gardênia Castelo ressaltou que esse esforço precisa continuar com mais determinação ainda, porque o aumento da população feminina e seu engajamento no dia a dia, das atividades domésticas e profissionais favorece também o aparecimento dos fatores de risco e doença, tais como sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo de álcool e de hormônios, bem como o fato dela postergar a maternidade ou mesmo optar por não ser mãe, pavimentando o caminho para a chegada da doença.

 

A parlamentar também mencionou outros avanços na luta contra o câncer de mama, como, por exemplo, a Lei n° 12.732/12, conhecida como a lei dos 60 dias, que garante aos pacientes com câncer o início do tratamento em, no máximo, 60 dias após a inclusão da doença em seu prontuário no SUS.

 

Ao finalizar, Gardênia Castelo desejou que o “Outubro Rosa” também chegue ao Maranhão trazendo fé e esperança para todas as mulheres. Também pediu que  a Assembleia Legislativa entre nessa campanha, divulgando através dos seus canais de comunicação: site, TV e  rádio.


Banner