Alunos do Ifma de Açailândia visitam a Assembleia Legislativa

Zaíra Almeida / Agência Assembleia
09/10/2013 13h18

Um grupo de vinte e cinco alunos do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), campus Açailândia, visitou na tarde desta terça-feira (8) a Assembleia Legislativa, tendo sido recebido pela presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, deputada Francisca Primo (PT). A visita faz parte da terceira edição do projeto Arthispor, cujo objetivo é articular o conteúdo escolar e técnico com a vivência de experiências externas.

Participaram da visita alunos do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, na faixa etária de 15 a 18 anos, que obtiveram o melhor êxito num processo seletivo realizado na escola, com 45 questões das disciplinas Arte, História e Língua Portuguesa. Durante a semana, eles visitarão diversos espaços e órgãos em São Luís, participando de oficinas e palestras.

Durante a visita, os estudantes participaram de um momento de palestras no Plenarinho da Casa, proferidas pelo professor universitário e pesquisador, Sofiane Labidi, e pela consultora legislativa Luzenice Macedo. O momento também contou com a presença dos deputados Carlinhos Amorim (PDT) e Valéria Macedo (PDT).

Em sua palestra, o professor Sofiane Labidi trouxe a reflexão acerca do impacto do conhecimento na sociedade, destacando a importância da academia. “A academia precisa se abrir à sociedade. Vocês têm que ser agentes de transformação”, destacou.

Após a palestra intitulada “Os Desafios da Sociedade do Conhecimento”, os alunos do Ifma ouviram as explanações da consultora Luzenice Macedo, que falou sobre os princípios do processo legislativo e a forma de atuação do Parlamento. Luzenice explicou que entre os meios de intervenção do Legislativo estão a convocação de autoridades, a solicitação de informações, a realização de audiências públicas e o acompanhamento e fiscalização dos poderes Executivo e Judiciário.

A consultora legislativa também explicou aos jovens sobre a estrutura organizacional da Assembleia, o papel das comissões parlamentares e as fases do procedimento de apresentação de projetos. Ao final da palestra, os alunos participaram fazendo perguntas e comentários. Para o aluno Raymax Brito, foi muito interessante a tarde de palestras na Assembleia pela oportunidade de conhecer a atuação do Legislativo.

Após as palestras, a professora do Instituto, Mayara Karla, agradeceu a adesão da Assembleia ao projeto, que surgiu da necessidade de sair da grade curricular da escola e ir para o campo externo.

Também acompanhando os alunos, o professor Marcelo Baldin agradeceu a receptividade da Casa Legislativa, ressaltando que o momento foi de expansão do conhecimento.

O deputado Carlinhos Amorim saudou os alunos, afirmando que está sempre à disposição da região Tocantina, que tem muitas demandas e reivindicações. “Na medida do possível, tentamos contribuir com a região Tocantina para solucionar os problemas, como forma de corresponder à confiança de todos os que nos elegeram”.

A deputada Valéria Macedo disse que é uma satisfação muito grande receber os alunos do Ifma de Açailândia. “Um município que tem um Instituto como esse, tem potencial grande de desenvolvimento. Espero que vocês aproveitem este momento de aprendizado”, pontuou.

Por fim, a deputada Francisca Primo disse que foi um prazer receber o grupo do Ifma, parabenizando aos alunos por terem sido selecionados a participarem do projeto e aos professores pela iniciativa. “Contem conosco sempre para iniciativas como essa”.