Eliziane elogia programa realizado pela Secretaria de Educação em Rosário

Assecom / Eliziane Gama
09/10/2013 13h40

Eliziane elogia programa realizado pela Secretaria de Educação em Rosário

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS), elogiou, na manhã desta quarta-feira (9), o Programa de Incentivo aos alunos da Rede Municipal de Educação de Rosário. Segundo a parlamentar, o projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e tem dado resultados importantes, principalmente a diminuição da evasão escolar.

“Quero fazer registro importante sobre encontro com a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -, que vai acontecer ali na Famem, e, dentre várias apresentações que serão feitas durante o evento, haverá uma apresentação inovadora e revolucionária, que será apresentada pelo secretário Municipal de Educação da Cidade de Rosário, o professor Joaquim Neto, acerca de programa interessante de incentivo à criança na sala de aula”, destacou.

Na tribuna, a parlamentar explicou como funciona o projeto realizado pela Secretaria de Educação de Rosário e que a iniciativa resultou na redução da evasão escolar. “O Secretário Municipal de Educação criou programa em que entrega moeda aos alunos, e essa moeda é chamada de mérito. A criança que, por exemplo, está mais presente em sala de aula, que tem rendimento diferenciado nas notas das provas, recebe por cada uma das atividades que participa uma moeda específica, e, a cada mês, são realizadas feiras, onde a criança troca essas moedas por quites escolares e brinquedos”, esclareceu.

Eliziane informou que o objetivo do Programa é alcançar todos os alunos do município. “Rosário tem hoje 8 mil crianças e quase já 2 mil crianças estão sendo atendidas, através desse Programa de Incentivo que foi estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação. E a meta é que até o ano que vem todas as crianças da Rede Municipal venham a ser atendidas”, completou.

Na avaliação da parlamentar, programas e projetos voltados para a educação precisam ser incentivados, pois trazem resultados importantes para o avanço da educação. “São Programas que aparentemente são pequenos, mas que o resultado é formidável para a formação do aluno e, portanto, para o melhor rendimento escolar. Ações como essas que precisam do nosso reconhecimento, que precisam do nosso destaque”, enfatizou.

Para a deputada, a área da educação necessita de investimento e ampliação do direcionamento orçamentário. “Para a educação não basta apenas ter o aumento do direcionamento orçamentário, precisamos, acima de tudo, fazer com que esse Orçamento traga rendimentos com uma gestão criativa e que apresente resultados”, ressaltou.

Eliziane Gama finalizou o discurso informando que apresentou requerimento solicitando que o secretário faça exposição do projeto na Assembleia Legislativa, para que a proposta seja encaminhada para os demais prefeitos maranhenses. “Quero parabenizar o professor Joaquim Neto, que inclusive é premiado nacionalmente e internacionalmente. Ele, mais uma vez, faz trabalho inovador que tem nosso reconhecimento. Gostaria que ele viesse a esta Casa fazer uma exposição do Programa, para os colegas encaminharem a proposta para os demais prefeitos e cidades do Maranhão, de forma que venhamos contribuir para a melhoria da educação no nosso Estado”, concluiu.