Cleide fala sobre deficiências no Sistema de Saúde em Paço do Lumiar

Assecom / Cleide Coutinho
10/10/2013 14h42

Cleide fala sobre deficiências no Sistema de Saúde em Paço do Lumiar

A deputada Cleide Coutinho (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (10), para denunciar e pedir providências ao Governo do Estado (através da Secretaria de Saúde) para que sejam instaladas unidades de saúde em Paço do Lumiar (com mais de 100 mil habitantes) e que não possui um único hospital para atendê-los.

Esta verdade foi constatada na quarta-feira (9), quando a deputada Cleide visitou a cidade de Paço do Lumiar, como Vice Presidente da Comissão de Saúde, acompanhada das deputadas Valéria Macêdo – Presidente da Comissão, Francisca Primo (PT), e Vianey Bringel (PMDB).

Naquela cidade, foi realizada uma reunião na Prefeitura que contou com a participação do prefeito Josimar, do vice-prefeito Marconi Lopes, do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores - Leonardo Bruno, e do coordenador do Fórum da Criança - Raimundo Barbosa, entre outros representantes.

Esta visita foi motivada pela solicitação do Coordenador do Fórum da Criança – Raimundo Barbosa, que falou sobre as dificuldades enfrentadas por aquele município no que se refere à saúde.

A Comissão visitou uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), a Unidade Mista, que é da competência do Estado, e uma clínica de atendimento ambulatorial.

“Durante a visita à Unidade Mista, todos foram recebidos com cortesia e competência pela Diretora, Dra. Aline, e constataram o esforço que toda a equipe daquela unidade faz, para atender da melhor maneira possível os pacientes que ali são internados. Infelizmente os casos graves são encaminhados para São Luís, porque como já disse, lá não existe nenhum hospital”, relatou.

O fato da ausência de uma unidade hospitalar deixou a parlamentar surpresa, visto que o prefeito daquela cidade é aliado do governo do Estado e nem assim recebe ajuda, ficando os pacientes submetidos ao tratamento chamado “ambulânciaterapia”. “Isto significa que os pacientes são locomovidos para São Luís através da ambulância e, como quase nunca existem leitos disponíveis, ficam jogados nos corredores dos hospitais”, citou.

Outra constatação da Comissão de Saúde, segundo Cleide Coutinho, é que, por não ter uma única maternidade, as gestantes que são deslocadas para São Luís acabam dando à luz a cidadãos Ludovicenses e não Luminenses, como seria o correto.

Ao final do seu pronunciamento, argumentou que não entende a falta de apoio governamental para aquela cidade, que não investe recursos para saúde daquele município. Ao contrario, continua construindo hospitais de 20 leitos que não se mantêm e que muitas vezes não são aceitos pelos respectivos prefeitos, tais como: Trizidela do Vale, São Felix de Balsas, Lago do Junco, Matinha e Morros.

A Comissão de Saúde irá solicitar ao Governo do Estado que acelere a construção do hospital de 50 leitos, que segundo o prefeito está programado e que sejam disponibilizados pelo menos 10 leitos para obstetrícia, mas a deputada não acredita que a cidade ganhe esse grande beneficio.