Neto Evangelista comenta reportagem sobre problemas em creches de São Luís

Waldemar Ter / Agência Assembleia
11/10/2013 11h17

O deputado Neto Evangelista (PSDB) registrou, na sessão desta quinta-feira (10), matéria veiculada pelo programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, apontando problemas em creches de São Luís. O parlamentar disse que esteve pessoalmente em três creches e que detectou as mesmas falhas.

O deputado Carlos Amorim (PDT) explicou que a Prefeitura ainda não realizou o pagamento porque muitas creches apresentam documentação incompleta.

De acordo com Neto Evangelista, o programa mostrou “o caos instalado na educação infantil da cidade de São Luís”, e afirmou que vinha dando um crédito para a Prefeitura porque sentia disponibilidade por parte da Secretaria de Educação de resolver o problema, mas a coisa vem se arrastando e a desculpa é que algumas creches não apresentaram os documentos.

Evangelista garantiu que foi a três creches que apresentaram todos os documentos, inclusive uma delas o processo foi perdido dentro da Secretaria de Educação. “O que acompanhamos agora são crianças sendo alimentadas com café e farinha, é professor há 10 meses sem receber salário e que ainda está na sala de aula por amor à profissão, mas em um momento isso vai parar porque ninguém aguenta. Esse professor tem que sustentar também a sua família”, disse.

O deputado Eduardo Braide (PMN) parabenizou o colega pelo discurso por ser um tema preocupante. “Eu também assisti à reportagem do programa Bom Dia Brasil, e esse é um tema, inclusive, que chegamos até a tratar naquela época quando discutimos a questão do bilhete único. Foi tocado nesse assunto da questão das creches comunitárias, mas a informação que foi passada pela Prefeitura é que estava sendo regularizada”, lembrou.

A DEFESA

O deputado Carlos Amorim explicou que as creches são mantidas com recursos do Fundeb, repassados para a Prefeitura de São Luís, que paga as creches e elas pagam professores, servidores e compram merenda escolar. Muitas dessas creches não conseguem apresentar toda documentação necessária.

“A prefeitura não pode lançar mão de recurso que tem responsabilidade sobre ele e repassar para uma entidade que está irregular. Tenhamos um pouco de paciência, vamos aguardar, porque a prefeitura está fazendo todo o movimento no sentido de sanar esse problema, que não é causado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda. São creches ligadas a associações, a entidades que não prestaram contas ou cujas documentações estão irregulares”, explicou.