Deputados celebram Dia do Professor na tribuna da Assembleia Legislativa

Agência Assembleia
15/10/2013 14h38

Deputados celebram Dia do Professor na tribuna da Assembleia Legislativa

A comemoração do Dia Nacional do Professor, celebrado anualmente em 15 de outubro, foi o mote do discurso da maioria dos parlamentares que ocuparam a tribuna, na manhã desta terça-feira (15).

Os deputados Magno Bacelar (PV), Gardênia Castelo (PSDB), Roberto Costa (PMDB), Afonso Manoel (PMDB), Eduardo Braide (PMN), Edilázio Júnior (PV), César Pires (DEM), Max Barros (PMDB), Alexandre Almeida (PTN), Eliziane Gama (PPS) e Othelino Neto (PCdoB) destacaram a importância da celebração da data, enaltecendo a figura dos profissionais dedicados ao magistério.

A deputada Gardênia Castelo foi quem primeiro fez menção à data na tribuna, dizendo que vale celebrar a figura extraordinária do professor e da professora como profissionais que lutam, que tem várias jornadas de trabalho e que fazem uma aliança permanente com a juventude e com a família dos jovens.

“O professor é essa figura que pode, de fato, fazer mudanças, promover mudanças. Porque a gente sabe que essas mudanças só podem acontecer através da educação”, salientou Gardênia Castelo.

Os deputados Magno Bacelar, Roberto Costa, Afonso Manoel, Eduardo Braide, Edilázio Júnior, Max Barros e Alexandre Almeida discursaram no mesmo tom, louvando a figura dos profissionais do magistério como pessoas da maior importância, que merecem ser valorizadas por toda a sociedade.

Roberto Costa e Magno Bacelar fizeram questão de frisar o trabalho da governadora Roseana Sarney no sentido de valorizar a figura do professor e de elevar a qualidade da educação pública no Estado.

“A governadora Roseana conseguiu não só dar importância aos professores, mas acima de tudo garantiu a dignidade a toda esta categoria de profissionais em nosso Estado. Vale lembrar a maior luta, inclusive uma luta histórica que a classe de professores sempre travou no Maranhão, que culminou com a aprovação nesta Casa do Estatuto do Educador e essa conquista foi garantida pela governadora Roseana, com um investimento jamais visto na história do nosso Estado”, discursou Roberto Costa.

Magno Bacelar também afirmou que, como parlamentar da base do governo, sente uma alegria muito grande, principalmente por ver no Maranhão os avanços que estão acontecendo na área da educação.

“O resultado do ultimo IDH em relação à educação foi importantíssimo. O Maranhão, que era o último Estado na educação, conseguiu saltar sete posições e hoje já somos o 19º. Vimos agora o resultado extraordinário da Universidade Estadual do Maranhão, o resultado do Enade, onde a nossa Uema conseguiu também ter um avanço significativo,conseguindo se notabilizar com grandes notas, garantido assim o respeito por parte de toda a população do Maranhão. O trabalho desta nossa Universidade, a Uema, eu destaco mais uma vez, pois foi o avanço importante, inclusive conseguindo as três maiores notas do Enade no Maranhão”, enfatizou Magno Bacelar.

MISSÃO NOBRE

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires, fez na tribuna uma reflexão sobre o papel do professor na História do Brasil, frisando que tanto no passado quanto no presente o exercício do magistério é uma missão nobre, porém penosa e indispensável para o desenvolvimento econômico e social.

“Ninguém cresce e nenhum talento aqui emergiu sem que tivesse a contribuição da lapidação de um professor. Nenhum aqui conseguirá que seus filhos cresçam sem a contribuição de um professor em sala de aula, e, agora já se esgota aquele professor saindo dos bancos da escola para poder dar aula, mas ele também tem que passar por um processo de reciclagem que nem sempre a Nação oferece. Fica aqui o testemunho vivo da importância de minha classe e rendo-me sempre que posso, curvo-me, quedo-me sempre, em reconhecer, sempre que possível a importância de um professor para a vida e de um desenvolvimento de qualquer País”, discursou César Pires.

Em seu pronunciamento, a deputada Eliziane Gama, assinalando que a educação é fundamental para que de fato se tenha uma sociedade melhor, frisou que o professor, às vezes em um ambiente insalubre contra toda uma estrutura deficitária, luta para poder garantir a educação de crianças, adolescentes e até adultos. A deputada, apontando os avanços mas principalmente os desafios da educação maranhense, voltou a defender a ideia de que o governo do Estado deve levar a Universidade para o interior do Estado do Maranhão.

O deputado Othelino Neto também enalteceu a importância do professor, com a ressalva de que o governo do Estado precisa honrar o recente compromisso assumido com o magistério maranhense, através do Estatuto do Educador.

“Os professores e professoras merecem a nossa homenagem, merecem o nosso respeito e merecem ser valorizados a cada dia mais. Então, espero que o Governo do Estado, que tem um débito histórico com a educação do Maranhão, possa minimamente cumprir o acordo que fez com a categoria, não só como forma de reconhecer a importância dos educadores, mas também para evitar novos movimentos grevistas que só vão criar dificuldades para toda a sociedade e, em especial, para os professores e para os alunos da rede estadual de ensino”, discursou Othelino Neto.