Segurança Pública está sendo bem conduzida, garante deputado

Agência Assembleia
22/10/2013 13h17

Segurança Pública está sendo bem conduzida, garante deputado

O deputado Magno Bacelar noticiou, da tribuna da Assembleia Legislativa, o resultado de uma visita feita ao Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes. O parlamentar se disse impressionado com dados que mostram como Aluísio está conduzindo bem a sua pasta e convidou os demais parlamentares a fazerem uma visita à Secretaria de Segurança.

Segundo o deputado Magno Bacelar, nós estamos vivendo hoje um novo momento, no qual há um clamor nacional com relação à segurança pública. “Quando se liga a televisão vemos o que está acontecendo em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília”, disse o parlamentar acrescentando que a deficiência de policiais no Maranhão será suprida com o concurso público instituído pela governadora Roseana Sarney para contratação de mais 2.000 policiais no Estado.

Em Brasília, conforme Magno Bacelar, a proporção é de 170 policiais para cada mil habitantes e lá os índices de criminalidade são altíssimos. E, no Maranhão, mesmo com o número baixíssimo de policiais, há um trabalho extraordinário do serviço de inteligência e, “bem diferente daquilo que o deputado Bira falou”, não há desmotivação.

Magno enalteceu o fato de que no Maranhão não há corrupção nas polícias militar e civil, conforme acontece em estados como São Paulo e Pernambuco. “Vamos enaltecer nossos policiais civis e militares. Pode haver deficiência, mas não há corrupção”, disse. Reclamou, em seguida, que a Prefeitura tem 500 guardas municipais e não coloca para fiscalizar as praças, os ambientes públicos, de forma a reforçar o policiamento. “A responsabilidade da segurança é do Governo Federal, do Governo Estadual e do Governo Municipal. Não vamos querer crucificar apenas o governo estadual”, afirmou.

Na visão de Magno Bacelar, os ataques ao Sistema de Segurança Pública não passam de politicagem. Magno contou que, como prefeito do município de Chapadinha, criou a Guarda Municipal, com 70 policiais, mas os 70 foram colocados para reforçar o Sistema de Segurança Pública do município.

Para ele, a Prefeitura de São Luís tem a distinta obrigação de colocar os 500 guardas municipais nas ruas, nas praças, nas igrejas, para defender o patrimônio público e, consequentemente, inibir os bandidos que estão aí.

O deputado se referiu também à disseminação do crack que, a seu modo de ver, é uma verdadeira epidemia em São Luís. Entende Magno Bacelar que o alto número de homicídios na capital é consequência de guerrilhas entre bandidos. “A polícia está indo atrás, está prendendo, está botando na cadeia, e é isso o que causa superlotação. A polícia está desempenhando seu papel com responsabilidade”, garantiu.

E deu o exemplo de Minas Gerais, um estado rico, onde há cidades que não tem uma viatura, o que não acontece no Maranhão. Magno destacou, ainda, a implantação do Sistema de Segurança Comunitária e finalizou afirmando que o trabalho que vem sendo feito pelo Secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, deve ser reconhecido.