Oposição fez nova denúncia contra Roseana e Luís Fernando, diz Rubens Jr.

Waldemar Ter / Agência Assembleia
24/10/2013 15h18

Oposição fez nova denúncia contra Roseana e Luís Fernando, diz Rubens Jr.

O deputado Rubens Pereira Jr. (PCdoB) informou, na sessão desta quinta-feira (24), que a oposição reforçou denúncia eleitoral contra a governadora Roseana Sarney e o pré-candidato a governador do PMDB e secretário de Infraestrutura do Estado, Luís Fernando Silva, por antecipação de campanha.

O parlamentar lembrou que há um mês o bloco de oposição havia feito a denúncia junto à Procuradoria Eleitoral, mas que a ação não teria surtido o efeito de inibir a campanha antecipada, o que levou os deputados que apresentarem um aditamento à representação, apresentando novos fatos.

“O governo continuou utilizando os mesmos métodos, as mesmas práticas, cometendo os mesmos abusos. Só restou aos mesmos deputados Marcelo Tavares, Bira do Pindaré, Othelino Neto e Rubens Jr. apresentar um aditamento da representação ao procurador Regional Eleitoral, com novos fatos e novas condutas que caracterizam o abuso, que caracterizam a campanha antecipada”, afirmou.

A representação eleitoral, de acordo com o deputado do PCdoB, foi por conta de antecipação da campanha, com “desvios e abusos de poder político e econômico” por parte do governo, da governadora e do pré-candidato Luís Fernando.

Rubens Jr., que é líder do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO), disse que a representação teve dois objetivos: a fiscalização permanente do Ministério Público Federal da Procuradoria Regional Eleitoral, para garantir eleições limpas; e o caráter educativo para mostrar ao governo que a oposição está vigilante e que não permitirá nenhum tipo de abuso de poder político e econômico.

“Desta vez há, na narrativa, pedidos expressos e promessas do senhor secretário Luiz Fernando em atos no interior do Estado destacados por deputados, inclusive desta Casa, nesta Tribuna; matérias e releases falando não como secretário, mas verdadeiramente como candidato, inclusive com promessas. E a Justiça Eleitoral já reconheceu isso por diversas campanhas antecipadas, como abuso de poder político-econômico”, explicou.

Além disso, de acordo com o deputado, o secretário “tem utilizado a estrutura do Estado do Maranhão para fazer proselitismo político e ataques aos adversários”.

O deputado assegurou que está em ação, “no âmbito do governo do Estado do Maranhão, é a ilicitude em sua pior forma, a vergonhosa utilização da máquina pública com o fim de eleger o escolhido pela atual governadora”. Denunciou ainda o uso da Secretaria de Comunicação do Estado como meio para atacar os adversários políticos. Rubens Jr. garantiu que a oposição não aceitará esse tipo de comportamento calada.