Deputado Raimundo Louro propõe homenagem ao poeta João do Vale

Jéssica Barros / Agência Assembleia
30/10/2013 12h26

Deputado Raimundo Louro propõe homenagem ao poeta João do Vale

Da tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão plenária desta quarta-feira (30), o deputado estadual Raimundo Louro (PR) voltou a falar sobre a indicação de sua autoria enviada à mesa diretora da Casa, que propõe à governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e à secretária de Cultura, Olga Simão, a criação de um polo turístico no Povoado Lago da Onça, área quilombola localizado à 5km da cidade de Pedreiras.

Segundo o parlamentar, o pedido tem como objetivo a promoção do legado cultural deixado pelo poeta João do Vale na localidade citada, onde o poeta nasceu. Ele falou da ausência de incentivos e dos problemas na região. “A réplica da casa de João do Vale encontra-se em ruínas, a estrada que dá acesso ao local está praticamente intrafegável e o museu que estava sendo construído, através de incentivo do Ministério da Cultura, está com obras paradas. É preciso mais atenção das autoridades locais à memória e às obras de um dos maiores poetas deste país, que até os dias de hoje é referenciado por artistas respeitados como Maria Betânia, Zé Ramalho e Chico Buarque”.

HOMENAGEM DOS CORREIOS

Em homenagem aos 80 anos do poeta João do Vale, os Correios lançou um selo comemorativo na cidade de Pedreiras.

Celebraram juntos a homenagem autoridades como: a secretaria de cultura, Olga Simão; o filho de João do Vale, Riva do Vale; a promotora de Justiça Sandra Pontes; o prefeito de Pedreiras, Tonho Chicote; o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia; o vice-prefeito Vinicius Louro; o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho; vereadores; poetas; artistas locais; secretários municipais do governo e personalidades marcantes da sociedade pedreirense.

“Esse evento muito me orgulhou, pois João do Vale merece esse reconhecimento e até hoje ele está cada vez mais elevando o nome de Pedreiras para o mundo. Para o mundo cultuar esse gênio da música brasileira. É uma das maiores formas de manter viva sua história e o seu legado para a cultura maranhense e para o Brasil”, declarou Raimundo Louro.