Deputados participam das comemorações pelos 200 anos do TJ-MA

Marcelo Vieira / Agência Assembleia
05/11/2013 10h50

Deputados participam das comemorações pelos 200 anos do TJ-MA

Em sessão solene especial realizada na noite desta segunda-feira (04), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) comemorou o bicentenário da Corte, instalada no estado no dia 4 de novembro de 1813. Como parte das comemorações, o TJ-MA homenageou autoridades e pessoas da sociedade com a entrega de 700 medalhas alusivas aos 200 anos.

Um dos homenageados foi o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Arnaldo Melo (PMDB). Ele parabenizou o TJ-MA pelos “excelentes” serviços prestados e pelos avanços conquistados ao longo desses 200 anos “A história do Tribunal de Justiça reflete a própria evolução do Judiciário maranhense e brasileiro, que ao longo desses 200 anos se traduz em grandes conquistas e serviços prestados à população. A Corte estadual é atuante e se encontra em constante processo de modernização”, destacou o presidente.

A importância do Tribunal de Justiça do Estado para a consolidação da democracia e os avanços nos serviços judiciais foram reconhecidos pelas demais autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A mesa de honra foi composta pela governadora Roseana Sarney Murad; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo; o senador da República Edson Lobão Filho, que representou o ministro de Minas e Energia Edson Lobão; o deputado Sarney Filho, que representou o senador José Sarney; o prefeito de São Luís Edvaldo Holanda Júnior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Macieira; e o presidente da Associação dos Magistrados dos Magistrados Maranhenses, Gervásio Protásio dos Santos Júnior.

A medalha bicentenária do Tribunal de Justiça do Maranhão foi criada e idealizada pelo decano do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Bayma Araújo e foi instituída através da resolução nº 55, de 23 de outubro de 2013.