Rubens Jr. destaca dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
06/11/2013 14h56

Rubens Jr. destaca dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Foto original

 

 

O deputado Rubens Júnior (PC do B), líder do Bloco de Oposição, destacou da tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (6), dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem (5), que faz um diagnóstico sobre a situação da segurança em todo país. “A insegurança no Maranhão aumentou de forma incontestável, é o que mostra o Anuário”, afirmou.

 

Segundo Rubens Júnior, os dados constantes no Anuário foram coletados em 2011 e 2012 e, comparados, mostram de forma clara que as taxas de aumento da criminalidade no Maranhão são maiores que as do Brasil. “Para dar um exemplo apenas, a taxa de homicídio, no Brasil, cresceu 7%, enquanto que, no Maranhão, cresceu 24%. “Se nós pegarmos os dados só deste ano, de São Luís, os números são ainda maiores e mais assustadores”, observou.

 

“O nosso Sistema de Segurança é ineficiente, convive com padrões operacionais inaceitáveis de letalidade e vitimização policial, com baixas taxas de esclarecimentos de delitos e precárias condições de encarceramento. E qual a proposta mirabolante do Governo do Estado para resolver o problema da Segurança? Cortar o orçamento do Sistema de Segurança”, comentou Rubens Júnior.

 

Rubens Júnior advertiu para as possíveis consequências do corte do orçamento da Segurança Pública do Maranhão, fazendo as seguintes indagações: Será possível se garantir reajuste na remuneração dos policiais militares, policiais civis e bombeiros tendo menos dinheiro no orçamento? Será possível se convocar os concursandos? Vai ter dinheiro para pagar? Vai ser possível se comprar mais equipamentos, em 2014, do que se comprou, em 2013, com menos dinheiro?

 

Por fim, o deputado declarou que não vê luz no fim do túnel em relação aos Sistema de Segurança do Estado do Maranhão.

 

ANUÁRIO

 

O Anuário é um estudo elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que se baseia em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Nacional de Estatísticas em Segurança Pública (Sinesp), gerido pela  Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça.


Banner