Deputados destacam licitações para pavimentação de estradas estaduais

Waldemar Ter / Agência Assembleia
06/11/2013 15h33

Deputados destacam licitações para pavimentação de estradas estaduais

Os deputados Antônio Pereira (DEM) e Rigo Teles (PV) registraram, na sessão desta quarta-feira (6), as licitações abertas pela Comissão de Licitação da Secretaria de Infraestrutura do Estado, para pavimentação de várias estradas maranhense. O primeiro que abordou o tema foi Antônio Pereira, que parabenizou “o Governo do Estado, em nome de todos os maranhenses”, pelo anúncio das obras.

O parlamentar disse que vários políticos, entre eles deputados e prefeitos, foram à sede da Comissão Setorial de Licitação, para acompanhar a abertura da licitação, na modalidade concorrência tipo menor preço, para a execução de obras e serviços de engenharia visando a pavimentação de rodovias estaduais que integrarão os vários municípios do Maranhão, para integrar esses municípios ao resto do Brasil. A licitação correu na terça-feira (5), em São Luís.

O deputado informou que primeiro foram licitadas cinco rodovias estaduais: a MA-334, que liga Riachão a Feira Nova, com 60,14 quilômetros; a MA-245, que liga Lagoa Grande a Lago da Pedra; a MA-329, que liga Itaipava do Grajaú ao Entroncamento da BR-226; a MA-272, que liga Barra do Corda a Fernando Falcão; e a MA-138, de São Pedro dos Crentes a Fortaleza dos Nogueiras.

No grupo 2, à tarde, às 15h, iniciou-se a licitação do lote que compreendeu mais cinco rodovias: a MA-307, de Presidente Médici ao Centro do Guilherme; a MA-123, de Coelho Neto a Afonso Cunha, sendo que a primeira são 32 quilômetros; e a segunda, 42,31quilômetros; a MA-278, que vai de Barão de Grajaú a São Francisco do Maranhão, de 67,58 quilômetros; a chamada estrada dos sonhos, a MA-318 de Bom Jardim a São João do Caru, com 86 quilômetros; e a MA de Lagoa do Mato ao povoado Gavião com 33,24quilômetros, totalizando esse lote 261,13quilômetros de rodovias.

“Agora, totalizam os dois grupos, o que foi licitado de manhã e o que foi licitado à tarde: 620,640 quilômetros de rodovias. Portanto, aqui demonstra a sensibilidade do Governo para que se possa integrar esses municípios com o resto do Brasil”, afirmou Antônio Pereira, que ainda disse que as obras serão executadas com recursos do empréstimo do BNDES, de R$ 600 milhões, aprovado pela Assembleia.

ACOMPANHANDO

O deputado Rigo Teles foi outro que enalteceu a decisão do Governo do Estado, de realizar as licitações para construção de estradas. O parlamentar relatou que esteve também, na CPL, acompanhado de vereadores e prefeitos, para ver a entrega dos envelopes, com a habilitação das empresas que estão concorrendo nos lotes de várias estradas que ligam os municípios do Estado do Maranhão.

“Da promessa feita pela governadora Roseana Sarney, de que iria interligar todos os municípios até o final do seu governo, veio a proposta de empréstimo para esta Casa junto ao Banco Mundial. Aprovamos essa proposta de empréstimo, o Governo contraiu o empréstimo nessa formalidade para ligar os municípios, e realmente lá estavam alguns municípios”, destacou.

Teles destacou a MA que liga Barra do Corda a Fernando Falcão, que terá seus 97 quilômetros construídos; e a de Itaipava do Grajaú à BR-226, no povoado Alto Brasil, de 76 quilômetros.

“Na segunda-feira, por volta das 15 horas, será realmente aberta a licitação e vamos conhecer a empresa vencedora desse lote. Somente cinco se habilitaram, estão concorrendo e, segunda-feira, vão tomar conhecimento de quem foi o vencedor desse tão grande lote para que possamos, em cima dos compromissos, visitar os municípios e dizer que a obra está sendo iniciada ou irá se iniciar o mais rápido possível”, relevou Rigo Teles.