Assembleia entrega Título de Cidadão ao médico Fernando Maluf

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
07/11/2013 14h35

Assembleia entrega Título de Cidadão ao médico Fernando Maluf
Foto original

 

Durante sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (7), a Assembleia Legislativa concedeu Título de Cidadão Maranhense ao médico uro-oncologista Fernando Cotait Maluf. A proposição da honraria, aprovada por unanimidade no plenário da Casa, é de autoria do deputado estadual Neto Evangelista (PSDB).

 

Compôs a mesa, que foi presidida pelo deputado estadual Arnaldo Melo, o deputado federal Sarney Filho; João Francisco Batalha, representando o secretário da Educação, Pedro Fernandes; o ex-deputado estadual Paulo Neto; os deputados estaduais André Fufuca, Alexandre Almeida, Manoel Ribeiro, Valéria Macedo e Priscila Sá também estiveram presentes; além de amigos, familiares e pacientes de Fernando Maluf, que prestigiaram a homenagem.

 

Com emoção, o deputado Neto Evangelista, discorreu o reencontro com o Drº Fernando Maluf, que acompanhou o seu pai, ex-deputado João Evangelista, durante dois anos e quatro meses no hospital Sírio Libanês, na luta contra o câncer. “Este sentimento é muito forte porque minha mãe viveu intensamente cada instante naquele hospital ao lado do meu pai, algumas vezes comigo e minha irmã, outros familiares e amigos mais próximos, como o deputado Antônio Pereira”, disse.

 

O principal motivo que levou o deputado a conceder Título de Cidadão Maranhense ao médico foi por ter lançado, no ano passado, o projeto “Perspectivas de Cura de Câncer”, em Brasília, que tem o objetivo de levar mais especialistas e medicina de ponta para todo o povo brasileiro.  Outra intenção do projeto é melhorar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a pesquisa do câncer e também em montar um centro de excelência máxima para o tratamento do câncer para todo o país.

 

“Você é considerado um dos melhores brasileiros na área de oncologia, mas também tem um reconhecimento nacional de que não permitiu que isso mudasse em nada em sua relação com os pacientes. A todos, dedicando total esforço na tentativa de curá-los. É isso que eu admiro em você”, declarou Evangelista.

 

O homenageado, Drº Fernando Maluf, também se expressou. “Eu tenho uma relação muito próxima com o povo do Maranhão, em termos de poder oferecer os cuidados médicos à população do Estado que tem um diagnostico do câncer”, declarou. Maluf, além de se referir ao título, aproveitou o momento para falar da importância de se prevenir e da adoção de uma vida saudável.

 

Antes de finalizar a sessão especial, Arnaldo Melo também se pronunciou: “Em nome de todos os deputados da Casa, portanto, de todos os maranhenses, devo dizer que é uma grande honra ver o reconhecimento da dedicação desse profissional, que vejo que ainda jovem vive para estudar e ensinar, passando sua experiência de forma tão natural. Ver um médico com tanta qualificação, preocupado em ajudar as regiões menos acessíveis do país, só para curar vidas. Isso eu admiro muito”. O presidente falou ainda que a Assembleia Legislativa irá aderir e colaborar com a Campanha Nacional ‘Novembro Azul’.

 

MENSAGEM

 

Ainda durante seu pronunciamento, Neto Evangelista, leu uma mensagem enviada pelo deputado federal Domingos Dutra, que também foi paciente de Fernando Maluf.

 

“Companheiro Neto Evangelista, parabenizo Vossa Excelência pela feliz e justa homenagem em que concede Título de Cidadão Maranhense ao Dr. Fernando Maluf. Infelizmente, em virtude de sessão na Câmara e da realização da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, fico privado de participar dessa solenidade. A partir dessa data, nós maranhenses estaremos orgulhosos de ter um conterrâneo da qualidade do Drº Fernando Maluf, que com sua simplicidade, competência e dedicação têm ajudado a salvar vidas de brasileiros e de muitos maranhenses, como é o meu caso. Transmita ao Dr. Fernando Maluf as minhas desculpas e um afetuoso abraço, ao mesmo tempo em que o convido para libertar o Maranhão do atraso e das injustiças, com a certeza de que: Justiça se faz na luta!”

 

FERNANDO COTAIT MALUF

 

O homenageado Fernando Cotait Maluf nasceu em São Paulo, no dia 9 de fevereiro de 1971. Formou-se em 1994 na Santa Casa Medical School of São Paulo; fez Residência Médica no ano de 1997, com especialidade em Medicina Interna no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Em 1998 fez residência Chefe também com especialidade em Medicina Interna.

 

Em 2001, especializou-se em Oncologia Médica e Hematologia. No mesmo ano, foi diretor do Programa de Fellowship, no Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. De 2001 até hoje é diretor do Departamento de Oncologia Médica de Oncologia Médica do Hospital São José, em São Paulo.  Fernando Maluf é Phd em Uro-oncologia, pelo Hospital das Clinicas. Foi premiado e reconhecido diversas vezes pelo trabalho desenvolvido e teve livros nacionais e internacionais publicados.


Banner