Deputados destacam instalação de centros esportivos no Maranhão

Jéssica Barros / Agência Assembleia
13/11/2013 14h25

Deputados destacam instalação de centros esportivos no Maranhão

Os deputados estaduais Rubens Pereira Júnior (PC do B) e Olthelino Neto (PC do B) usaram a tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão plenária desta quarta-feira (13), para destacar a contemplação de municípios maranhenses com os Centros de Iniciação ao Esporte (CIE).

Os CIE’s foram idealizados pelo Ministério do Esporte, dentro da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e têm como objetivo ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva em territórios de vulnerabilidade social nas grandes cidades brasileiras. O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O equipamento tem a capacidade de atender até 3 mil pessoas por semana.

Com esse projeto, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, quer proporcionar o crescimento da base do esporte de alto rendimento, transformando o Brasil numa potência esportiva a partir dos jogos olímpicos e paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (RJ).

As instalações comportarão as modalidades olímpicas de: esgrima; ginástica; trampolim; levantamento de peso; taekwondo; vôlei de praia; boxe; handebol; lutas; ginástica; badminton; tênis de mesa; vôlei; basquete; ginástica artística; judô e atletismo. Na modalidade paraolímpica são: esgrima em cadeira de rodas; judô, halterofilismo; tênis de mesa; vôlei de mesa; voleibol de mesa; voleibol sentado; goalball. Ainda há a ‘não olímpica’, que é o futebol de salão.

Os complexos olímpicos já estão instalados em mais de 300 cidades do país. No Maranhão, as cidades contempladas foram a capital São Luís, Caxias, Timon e Pinheiro.

Em Caxias, por exemplo, o projeto atenderá 23 modalidades esportivas e será construído no parque da cidade. Com uma área total de 7000m², o espaço era contemplado com ginásio poliesportivo e o complexo de atletismo. O custo estimado para o governo federal é de R$ 3.2 milhões.

“Tenho que destacar a diligência dos prefeitos que apresentaram o projeto técnico e, desta forma, garantiram essa parceria com o Ministério do Esporte de instalar esses Centros. É uma vitória para o Maranhão patrocinada pelo Governo Federal. Certamente colheremos bons frutos desse investimento no futuro. Se o Piauí teve a Sarah Menezes como medalha de ouro na última olimpíada, o Maranhão também pode perfeitamente preparar atletas que possam chegar ao ouro”, garantiu o líder da oposição, Rubens Júnior.

Durante seu pronunciamento, o deputado Othelino Neto fez cumprimentos ao ministro do esporte, Aldo Rebelo e ao ex-deputado e presidente da Embratur, Flávio Dino. “O ministro, que é do nosso partido, está de parabéns pela iniciativa, e o Flávio Dino, que acompanhou de perto a contemplação dos municípios do nosso Estado. Inclusive, o município de Pinheiro, que tem o prefeito ligado ao governo e, ainda assim, foi contemplado, mostrando que, nós da oposição, não discriminamos”, disse.

“Esse grande evento só irá estimular nossos adolescentes  à prática do esporte não só por conta da importância social, mas também para descobrir novos talentos no esporte maranhenses”, finalizou Othelino Neto.