Marcos Caldas defende CPI para apurar denúncias contra Léo Costa

Agência Assembleia
14/11/2013 14h31

Marcos Caldas defende CPI para apurar denúncias contra Léo Costa

O deputado Marcos Caldas (PRP) defendeu, na manhã desta quinta-feira (14), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada por vereadores para apurar denúncias formuladas contra o prefeito do município de Barreirinhas, Léo Costa (PDT).

Marcos Caldas frisou que conhece pessoalmente os vereadores que foram designados para compor a CPI e que confia na seriedade do trabalho que eles estão realizando em nome do Poder Legislativo municipal. Para o deputado, o prefeito Léo Costa efetivamente vem praticando irregularidades, entre as quais o direcionamento de licitações de obras para determinadas empresas.

“Além disso, o prefeito publica os editais das licitações no Diário da Famem, que ninguém conhece, em vez de fazer a publicação em um jornal ou periódico que tenha circulação em todo o Estado, para que desta forma o que for publicado chegue ao conhecimento da população. Eu nunca li o jornal da Famem. Já li o jornal O Estado do Maranhão, o Jornal Pequeno, o jornal Imparcial, Atos e Fatos e muitos outros. Aí já demonstra um desvio de conduta, porque a população e os empresários de Barreirinhas não podem participar de uma licitação do qual eles não ficam sabendo, licitações essas que são direcionadas”, declarou Marcos Caldas.

Ele frisou que o relatório que está sendo produzido pelos vereadores da CPI contém fatos provados e comprovados mediante documentação idônea.

“Eu tenho andado no município de Barreirinhas todo, conheço o município de Barreirinhas todo, e tem escola no município de Barreirinhas que recebe um ovo para merenda escolar, não é a cartela não, é um ovo só, meio quilo de açúcar, meio quilo de arroz, meio quilo de farinha, isso não dá para merenda nem de uma casa, imagine de uma escola”, afirmou Marcos, dizendo-se estarrecido com o andamento das ações administrativas do prefeito Léo Costa.

Marcos Caldas fez questão de frisar que os vereadores de Barreirinhas estão simplesmente cumprindo o seu papel, na medida em que abriram uma CPI com o objetivo de investigar denúncias levantadas contra o prefeito.

“Conheço a seriedade da Câmara de Vereadores de Barreirinhas. E não posso concordar com a situação em que se encontra hoje o município de Barreirinhas”, afirmou o deputado, assinalando que o prefeito Léo Costa já teve inúmeras chances de se defender perante a CPI.

Em seu discurso, Marcos Caldas fez várias críticas à Prefeitura de Barreirinhas: “Eu conheço o prefeito Léo de muito tempo, ele já foi prefeito de Barreirinhas há mais de 20 anos e lá ele é conhecido como prefeito acerola. Isto porque, durante quatro anos, a única coisa que ele levou para o município foi pé de acerola”.

O deputado Marcos Caldas disse ainda que tem percorrido todo o município de Barreirinhas e tem se sensibilizado com o apelo de mães que sofrem em ver suas crianças sem escola.

“Na medida do possível, tenho acompanhado toda esta situação; tenho visto as mães, as crianças e tenho ido também às escolas, tentando entender o que de fato está acontecendo. Portanto, tenho sido presente, e é por isso que me dou o direito de vir aqui, cobrar e defender a CPI de Barreirinhas”, enfatizou Marcos Caldas.