Othelino reitera que prefeito de Barreirinhas é vítima de ação orquestrada

Assecom / Othelino Neto
14/11/2013 14h41

Othelino reitera que prefeito de Barreirinhas é vítima de ação orquestrada

O deputado Othelino Neto (PCdoB) reiterou, em pronunciamento nesta quinta-feira (14), que está acontecendo em Barreirinhas uma ação política orquestrada, com a participação do ex-prefeito Albérico Filho, para tentar cassar, no tapetão, o mandato do atual prefeito Léo Costa.

“É prerrogativa do Parlamento instalar uma CPI. Agora, a precipitação ali foi clara, tanto que a Justiça já concedeu uma liminar suspendendo a sessão em que os vereadores queriam afastar o prefeito Léo Costa”, disse Othelino.

Rebatendo o pronunciamento do deputado Marcos Caldas (PRB), que chamou Léo Costa de prefeito “acerola”, Othelino disse que Albérico Filho, aliado do colega de Parlamento, é então o prefeito “tapetão” por estar articulando uma ação política para tentar cassar o mandato do atual prefeito, que foi eleito pelo povo.

Com relação ao ex-prefeito Albérico Filho, derrotado nas urnas em 2012, e que quer voltar à Prefeitura no “tapetão”, Othelino disse que o povo fez um julgamento diferente, nas eleições passadas, “talvez nem tanto pela ineficiência, mas pela postura, certa arrogância, dificuldade de lidar com as pessoas, de conversar, de cumprimentar”.

Othelino convidou os deputados, inclusive Marcos Caldas, a formar uma comissão para ir a Barreirinhas e acompanhar o que está acontecendo nas escolas quanto à questão da merenda escolar no município. “Poderíamos ir juntos a Barreirinhas para fazer uma espécie de vistoria lá e ver como as coisas estão funcionando”, sugeriu o parlamentar do PCdoB.

O deputado teve, inclusive, a informação de que uma auditoria do Ministério da Educação esteve em Barreirinhas para investigar a aplicação dos recursos do Fundo Nacional da Educação (FNDE), repassados para a Prefeitura, e teria verificado que, nos anos de 2011 e 2012, não foi apresentada a prestação de contas da merenda escolar, ou seja, na gestão do ex-prefeito Albérico Filho. Segundo o deputado, isso talvez explique porque foram suspensos os repasses. Acrescentou também que a merenda, que está indo para as escolas, hoje é comprada com recurso do Fundo de Participação do Município.