Deputados estaduais prestam homenagens aos conselheiros tutelares

Nice Moraes / Agência assembleia
18/11/2013 21h10

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos conselheiros tutelares do Maranhão, os deputados Valéria Macedo (PDT), Neto Evangelista (PSDB), Rigo Teles (PV), Roberto Costa (PMDB) e Bira do Pindaré (PSB), prestaram homenagens a esses profissionais pela passagem do seu dia comemorado hoje em todo o país.

Valéria Macedo, que é autora do projeto de lei que dispõe sobre a prorrogação do mandato de todos os conselheiros do Estado do Maranhão, lembrou que esses servidores públicos defendem e promovem os direitos e as garantias da infância, da criança e do adolescente, muitas das vezes, sem condições adequadas de infraestrutura e equipamentos. Segundo ela, na maioria absoluta dos municípios maranhenses o Conselho Tutelar é a porta de entrada da política da promoção em defesa dos interesses e direitos das crianças e adolescentes.

“Todos nós devemos homenageá-los e lutarmos por melhores condições de trabalho para esses profissionais servidores públicos e por uma remuneração condizente com essa relevante função pública que eles desempenham que são essenciais para a proteção das nossas crianças e adolescentes”, frisou a parlamentar, destacando que o projeto que foi aprovado pelo plenário e vetado pelo Executivo estadual, encontra-se no Legislativo estadual para apreciação do veto.

Segundo Valéria Macedo se o seu projeto tivesse sido sancionado muitos dos problemas encontrados nos municípios maranhenses, hoje não existiriam. Em alguns municípios os Conselhos Tutelares estão desativados e, em outros, com indefinições na Justiça, é o caso, por exemplo, de Barra do Corda, que se encontra com as eleições sub-judices. “Eu coloco meu mandato à disposição desta classe tão valiosa e indispensável para o Brasil e para os municípios do Estado do Maranhão”.

“Quero dar os meus parabéns a esses profissionais e dizer que continuem na luta que vocês travam em defesa das crianças e dos adolescentes”, disse Neto Evangelista, defendendo o projeto de Valéria Macêdo que, segundo ele, por conta do veto existem vários municípios que estão querendo fazer eleições irregulares para os conselheiros tutelares. “Quero me solidarizar a essa luta nacional dos conselheiros tutelares. Podem contar com o meu apoio”, disse Roberto Costa.

Bira do Pindaré ao cumprimentar os conselheiros, defendeu a adoção de medidas para que possam desenvolver o seu papel com o máximo de qualidade. “Reafirmo o nosso compromisso em defesa dessa luta me alinhando também pela derrubada do veto da governadora Roseana Sarney em relação ao projeto dos conselheiros tutelares”.

O deputado Rigo Teles ao parabenizar os conselheiros disse que podem contar com o seu apoio. “Vejo hoje no Conselho Tutelar que reina realmente uma democracia; onde os escolhidos, através do voto, prestam os seus serviços e são reconhecidos pela população de todo Maranhão. Parabéns a todos vocês”, elogiou o parlamentar, destacando a eleição ocorrida ontem, dia 17, em Barra do Corda onde foram eleitos os seguintes conselheiros municipais: Aldaleia Lima Carvalho, eleita com 1.882 votos; Rosalva Carneiro Araujo, reeleita com 1.635 votos; Sulino Azevedo, eleito com 1.266 votos; Genésio Cabral de Almeida, reeleito com 1.208 e Vânia Gomes de Araujo, eleita com 1.187 votos. Também foram eleitos os suplentes: Antonio Nilson Ribeiro da Silva, com 1.184 votos; Denílson de Lima Bessa, com 1036 votos; Eva da Silva de Assunção com 1.022 votos; Cileiva Oliveira Pinto, com 1.020 votos e Adelson Costa Silva, com 998 votos.