Deputada Graça Paz denuncia situação caótica na Educação de Cajari

Nice Moraes / Agência Assembleia
19/11/2013 13h48

Deputada Graça Paz denuncia situação caótica na Educação de Cajari

Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (19), a deputada Graça Paz (PSL) destacou a manifestação feita no último final de semana em Cajari, onde os professores foram às ruas para denunciar o caos no setor educacional do município.

Dentre as reivindicações feitas pelos professores, consta a divisão da sobra do Fundeb, o pagamento do adicional noturno para os vigias; cumprimento da carga horária para todos os professores; eleição direta para o Conselho do Fundeb, material didático permanente nas escolas; merenda escolar permanente e de qualidade; transporte escolar permanente; licença prêmio sem distinção de pessoas; recesso de 15 dias no primeiro semestre e férias de 30 dias no segundo semestre, além da correção da folha de pagamento.

“São reivindicações justas e que tem que ser ditas aqui nesta Casa, onde tem os representantes do Maranhão, para que isto chegue até o Ministério Público para que possam ser tomadas as devidas providências”, frisou Graça Paz.

Segundo a parlamentar, os alunos sofrem por falta de escolas; alguns estão estudando em igrejas e salas alugadas. “Tem uma turma que estuda num recinto onde, à noite, dormem cabras e cabritos. A população de um povoado teve que demolir uma escola porque estava com perigo de cair sobre os alunos”, disse Graça Paz, afirmando que o prefeito Joel Franco Dourado (PRB) nunca fez sequer uma reforma nas escolas.

Outra denúncia é em relação ao número de professores contratados, apesar de haver número excedente de professores concursados que estão esperando serem chamados para trabalhar.  Ao finalizar, Graça Paz pediu aos deputados que trabalham por Cajari, que conversem com o prefeito Joel Franco Dourado, para que seja encontrada uma solução para a educação do município.