Oposição repercute protesto dos professores contra corte orçamentário na educação

icone-whatsapp
Agência Assembleia
19/11/2013 14h04

Oposição repercute protesto dos professores contra corte orçamentário na educação
Foto original

 

O protesto dos professores da rede estadual de ensino contra os cortes no Orçamento do Estado para 2014 e em defesa do cumprimento do Estatuto do Educador, repercutiu na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (19), por meio dos pronunciamentos dos deputados Bira do Pindaré (PSB), Rubens Júnior (PC do B) e Othelino Neto (PC do B). Nesta manhã, a manifestação se concentrou em frente à Assembleia Legislativa.

 

“Eles estão mobilizados aqui em São Luís e em diversos municípios, protestando contra essa redução de verba na educação pública do Estado do Maranhão. É uma luta importante, que precisamos refletir com mais profundidade. O governo tem tempo ainda de fazer as correções no orçamento e garantir os recursos necessários para que a educação não sofra nenhum tipo de prejuízo em relação ao exercício de 2014”, destacou Bira do Pindaré.

 

Rubens Júnior também manifestou apoio ao ato político e pacífico dos professores da rede estadual de ensino. Na sua avaliação, o corte orçamentário para 2014, que pode comprometer o Estatuto do Educador “é algo grave que, portanto, merece ter a atenção especial e devida da Assembleia Legislativa”.

 

Na tribuna, Othelino Neto relatou que o protesto dos professores iniciou no Palácio Henrique de La Rocque e seguiu para a Assembleia Legislativa. “Como é que pode se imaginar o Maranhão com esses indicadores que tem, com o déficit que tem na área educacional, o Poder Executivo propor a redução do orçamento para educação?”, indagou, analisando que o corte no orçamento só evidencia a falta de compromisso do governo.

 

Othelino citou uma declaração do secretário Pedro Fernandes (Educação), que disse que ainda muito para a educação ser aquilo ele deseja. Para o deputado, Pedro Fernandes soube manter a lucidez e o senso crítico. “Então, o próprio secretário reconhece isso, inclusive sabe ele que o orçamento atual já não é suficiente para as necessidades do Maranhão, quanto mais o orçamento reduzido do ano que vem”, comentou.

 

Othelino encerrou seu pronunciamento pedindo a todos os deputados, independente de ser governo ou oposição, que fossem cautelosos com esta questão. “Se aprovarmos esta redução no Orçamento da Educação para o ano que vem, seremos cúmplices de uma iniciativa do Governo Estadual que atenta contra o presente e contra o futuro do Maranhão”.


Banner