AL recebe comitiva que participará da Conferência do Meio Ambiente

Ribamar Santana / Agência Assembleia
21/11/2013 15h02

AL recebe comitiva que participará da Conferência do Meio Ambiente

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia, deputada Eliziane Gama (PPS), recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), na sala das Comissões, os 27 delegados que representarão o Estado do Maranhão na Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que debaterá o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. O evento será realizado, em Brasília, no período de 23 a 28 de novembro.

Os 27 delegados escolhidos na Conferência Estadual, que ocorreu no período de 30 de outubro a 01 de novembro deste, são alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, oriundos de escolas particulares, comunitárias e da rede pública estadual e municipal. Antes, porém, passaram pela indicação de oficina de conferência, conferências nas escolas e conferências regionais.

“O Maranhão estará muito bem representado e tem muito com o que contribuir com o debate sobre a sustentabilidade nas escolas”, afirmou Avenne Dominice, professora de Geografia da Unidade Integrada Maria Pinho, do bairro Cohatrac, em São Luís. Ela foi uma dos quatro professores premiados e convidados pelo Ministério da Educação (MEC) para participar da conferência. Sua atividade premiada versou sobre o tema “Terra”.

Eliziane Gama recebeu com entusiasmo e muita emoção a delegação maranhense. “É uma imensa alegria recebê-los, hoje, aqui na Casa do Povo. Fico muito feliz em ver nossa juventude com um olhar diferenciado da sustentabilidade”, declarou a deputada, após ouvir o depoimento dos delegados de escolas dos municípios de Tutóia, Matinha e Apicum-Açu.

PARTICIPAÇÃO

“Estou muito orgulhoso de poder participar dessa conferência representando minha escola e o meu estado. Quero ajudar a implantar o projeto de escolas sustentáveis em todo o Brasil”, afirmou Emerson Gomes Vasconcelos, 14 anos, aluno do 9º Ano da Escola Municipal Rui Barbosa, do município de Matinha.

Karen Grasielle Castro, 13 anos, aluna do 9º Ano do Colégio Batista Vianense, do município de Viana, disse que é uma honra e sente-se muito feliz de ter sido escolhida para representar sua escola e o Estado do Maranhão. “Vamos contribuir com o debate sobre como ter água de qualidade nas escolas de todo o Brasil”, afirmou.

A delegação do Maranhão para a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é composta de alunos, a maioria de escolas da rede pública estadual e municipal, dos municípios de São Luís, Apicum-Açu, Matinha, Amapá do Maranhão, Alcântara, Grajaú, Viana, Pedreiras, Caxias, São João dos Patos, Buriticupu, Açailândia, Carutapera, Araioses, Magalhães de Almeida, Miranda do Norte, Chapadinha, Aldeias Altas, Bequimão, Codó, Viana, Santa Luzia e Duque Bacelar.