Francisca Primo avalia positivamente Restaurante Popular do Coroado

icone-whatsapp
Jéssica Barros / Agência Assembleia
27/11/2013 12h06

Francisca Primo avalia positivamente Restaurante Popular do Coroado
Foto original

 

A presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa, deputada estadual Francisca Primo (PT), usou a tribuna, durante sessão plenária desta quarta-feira (27), para registrar sua participação na inauguração do restaurante popular no bairro do Coroado, realizada nesta terça-feira (26) pela governadora Roseana Sarney, junto com os secretários Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar) e Luís Fernando (Infraestrutura) e o secretário-adjunto de Segurança Alimentar, Cleber Gomes.

 

“Segundo Fernando Fialho, com o quarto restaurante popular inaugurado em São Luís, o Governo do Estado cumpre o requisito para aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)”, relatou a deputada.

 

O restaurante popular tem como objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional à população de bairros com grande concentração de famílias de baixa renda, trabalhadores informais, idosos, estudantes, aposentados, famílias cadastradas no CadÚnico e moradores de rua em situação de risco alimentar.

 

No seu pronunciamento, Primo disse que recentemente a Sedes divulgou um balanço onde ficou constatado que já foram servidas mais de 620 mil refeições nesses restaurantes, no período de junho de 2012 até a primeira quinzena de novembro deste ano.

 

“Enquanto parlamentar e presidente da Frente de Segurança Alimentar e Nutricional, participei da inauguração, avaliei positivamente a ação do governo em fortalecer o sistema de segurança alimentar e nutricional, não só com distribuição de alimentação pelo preço mais acessível, mas a compra de produtos da agricultura familiar”, declarou Francisca Primo.

 

A deputada informou que o governo do Maranhão ainda irá inaugurar mais 20 unidades de alimentação em todo o Estado até o ano que vem. Aqui em São Luís, até o inicio de 2014, serão construídas mais duas unidades de alimentação: uma na Liberdade e outra no Maiobão.

 

UNIDADE COROADO

 

A unidade do Coroado, que já está funcionando em caráter experimental, tem capacidade para servir mil refeições diárias, a um preço simbólico de um real. Os pratos são preparados de acordo com a orientação de uma equipe nutricional, sendo que cerca de 30% dos produtos utilizados na produção dos alimentos são comprados de pequenos agricultores, como é o caso dos produtores do município de São José de Ribamar.


Banner