Bacelar enfatiza convênio entre estado, municípios e Codevasf

Nice Moraes / Agência Assembleia
28/11/2013 13h45

Bacelar enfatiza convênio entre estado, municípios e Codevasf

O deputado Magno Bacelar (PV) destacou, na sessão desta quinta-feira (28), a assinatura do convênio ocorrida ontem, no Palácio dos Leões, entre os governos estadual, municipal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tem como finalidade ampliar o programa “Água para Todos” nos municípios maranhenses.

Durante a assinatura do convênio, o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins, acompanhado de técnicos, mostrou o trabalho feito nesses 13 meses de gestão da Codevasf no Estado.

Dentre as ações da empresa no Maranhão, ele destacou as obras de esgotamento sanitário com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), cujos valores já empregados ultrapassam os R$ 100 milhões, que vai beneficiar populações da zona urbana de municípios com até 50 mil habitantes que passam a receber melhoria nas condições sanitárias a partir da construção de sistemas que permitem a conservação dos recursos naturais e a eliminação de focos de poluição.

Também frisou que a Codevasf atua na execução do programa “Água para Todos”, em parceria com a Sagrima. A iniciativa busca amenizar a situação das pessoas - nos períodos de estiagem - a partir do armazenamento da água da chuva captada dos telhados das casas em cisternas com capacidade para 16 mil litros de água.

“No Maranhão, o trabalho está bem adiantado: mais de 80% das cisternas já foram instaladas, num universo de 15 municípios atendidos. Além disso, há um aditivo aprovado para instalação de mais 1.075 reservatórios ainda este ano”, disse João Martins, ressaltando ainda que está prevista ainda a implantação de 1.100 sistemas simplificados de abastecimento de água até o final de 2014.

Ao destacar a importância da Codevasf no Maranhão, Magno Bacelar disse que antes os prefeitos tinham que ir ao Ministério da Integração, em Brasília, em busca de benefícios para os seus municípios. “Este convênio viabilizado pela Codevasf, juntamente com os governos estadual e municipal, foi muito importante, pois haverá muito mais projetos para o nosso Estado”.

AÇÕES

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

João Batista Martins enfatizou que a inclusão do estado na área de atuação da Codevasf é a possibilidade de contar com uma série de investimentos de suma importância para o desenvolvimento da região. “Isso ocorre a partir do apoio a atividades produtivas que levam a inclusão social e econômica aos grupos humanos localizados ao longo das bacias dos rios onde atua a empresa”, finalizou ele.