Assembleia entrega Título de Cidadão Maranhense ao padre Nicola Gizzi

Jéssica Barros / Agência Assembleia
28/11/2013 13h55

Assembleia entrega Título de Cidadão Maranhense ao padre Nicola Gizzi

Durante sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (28), a Assembleia Legislativa concedeu Título de Cidadão Maranhense ao padre italiano Nicola Gizzi, que exerce a evangelização no bairro do São Raimundo e adjacências.  A proposição da honraria, aprovada por unanimidade no plenário da Casa, é de autoria do deputado estadual Afonso Manoel.

“Esta foi a maneira que esta Casa encontrou para homenagear um Sacerdote com o passado e o presente de sua história de vida. Por isso, queremos dar glórias e louvores a Deus neste dia. Podemos até dizer que nos sentimos presenteados pela presença, entre nós maranhenses, do Padre Nicola Gizzi”, declarou Afonso Manoel.

Durante toda a sessão, Afonso Manoel falou da caminhada religiosa do Padre, reconhecendo sua dedicação à igreja. “Reconhecer o seu trabalho Pastoral e Sacerdotal é muito simples, basta olharmos os passos vitoriosos de sua paróquia e de todas as comunidades às quais se dedicou na fé, pelo exemplo de dedicação, paciência e persistência, promovendo o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecendo- lhes a fé, dando um sentido de comunidade cristã e aproximando-os de Deus, pois é a maior missão que um sacerdote pode concretizar”.

O Padre Nicola, também foi à tribuna a fim de honrar as homenagens. “Eu sou missionário do Sagrado Coração, minha missão é levar o amor do Sagrado Coração ao mundo. Minha mãe é a igreja, onde encontro luz. Me sinto honrado em me tornar um Cidadão Maranhense, já que o Maranhão foi o Estado onde passei maior parte da minha vida de sacerdote”, discursou.

“Sua maneira de ser e agir aproxima as pessoas, e nos faz sentir iguais e irmãos. Por isso, a Assembleia se sente honrada em lhe conceder o Título de Cidadão Maranhense”, finalizou o Afonso Manoel.

PADRE NICOLA GIZZI

Nasceu na cidade de Guglionesi (Itália), em agosto de 1934. É filho de Francesco Gizzi e Teresina Della Porta, um casal de camponeses com cinco filhos. Estudou o ensino fundamental em uma escola pública da cidade onde nasceu, e fez ensino médio no colégio Liceu de Roma. Na faculdade Gregoriana dos Jesuítas, formou-se no Curso Superior de Filosofia e Teologia em Roma.

Gizzi foi ordenado Sacerdote na Igreja da própria congregação religiosa em Roma, no dia 2 de julho de 1961. Passou quatro anos na Paróquia de Florença de sua congregação. Em 67, embarcou no navio Eugênio C, no percurso de 13 dias de viagens, até sua chegada à cidade do Rio de Janeiro.

Também foi no ano de 67 que veio para o Maranhão, ficando na Paróquia de São Sebastião. Neste período, contraiu a doença malária e, por causa da saúde frágil, foi para Pinheiro, estabelecendo-se na Paróquia Santo Inácio de Loiola.

IGREJAS EM SÃO LUÍS

O padre Nicola Gizzi veio para São LuÍs em 1992, direto para o Conjunto São Raimundo, onde começou sua missão na construção das seguintes igrejas: Paróquia São Raimundo Nonato, no São Raimundo; Igreja Beato José de Anchieta, na Vila Cascavel; Igreja Santa Rita de Cássia, no Jardim São Raimundo; Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Cojupe; Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Brasília, no Conjunto São Raimundo; Igreja de Santa Bárbara, em Santa Bárbara; Igreja Nossa Senhora do Imaculado Coração, no Conjunto Santa Bábara; Igreja de Santa Clara, em Santa Clara; Igreja Nossa Senhora da Vitória, em Vitória; Igreja Santo Antônio, em Andiroba I; Igreja Nossa Senhora da Conceição, no Bom Jardim; entre outras.