Carlinhos Florêncio promove campanha de saúde do homem em Bernardo do Mearim

Assecom / Carlinhos Florêncio
30/11/2013 10h42

Mais de 200 homens foram atendidos na campanha de Saúde do Homem, denominada de “Novembro Azul”, realizada no final de semana passado, em Bernardo do Mearim. O objetivo foi desenvolver ações de saúde focadas para a prevenção das doenças relacionadas à próstata A iniciativa partiu do deputado Carlinhos Florêncio (PHS) e do líder comunitário e ex-vereador daquele município José Gerônimo de Sousa Lima.

Durante todo o dia, os homens foram atendidos por uma equipe de voluntárias e submetidos a exames de PSA e urina e, em seguida, consultados pelos médicos urologistas Gil Ricardo e Jório, de São Luís. “Estou surpreso com a quantidade de homens aqui. Geralmente, os homens resistem em fazer esse tipo de exame com medo de identificarem doenças. Mas esse tipo de tabu tem que ser quebrado. O que importa é cuidar da saúde”, comentou Gil Ricardo.

Para a coordenadora da campanha, Jaira Monteiro, foi muito gratificante poder oferecer esse tipo de serviço para uma comunidade tão carente e necessitada como a de Bernardo do Mearim. “Assim como as mulheres se cuidam, os homens também precisam cuidar de sua saúde e ter atitudes de prevenção em relação às doenças de próstata, que são as que mais têm matado os homens”, observou.

Francisco das Chagas Silva, aposentado, disse que nunca tinha havido em Bernardo do Mearim uma campanha desse tipo. “É uma coisa excelente que o município precisa e de que todo mundo gosta”. Já o trabalhador rural Antonio Rodrigues, 56 anos, afirmou que é muito bom cuidar da saúde, pois sem ela não se pode trabalhar para viver e sustentar a família.

“Estamos muito satisfeitos de poder estar oferecendo esses serviços aos homens de Bernardo do Mearim, que atenderam ao nosso chamamento e demonstram que se sensibilizaram para a necessidade de cuidar da saúde. Nossos sinceros agradecimentos ao deputado Carlinhos Florêncio por esse belo trabalho realizado em parceria com a nossa comunidade, e de grandiosa importância”, afirmou José Jerônimo.

Para o deputado Carlinhos Florêncio, a exemplo de Bacabal, a campanha saúde do homem de Bernardo do Mearim atingiu plenamente seu objetivo e também surpreendeu pela quantidade de pessoas beneficiadas. “Os governos, em geral, priorizam a saúde da mulher e das crianças, no que estão certos, porém esquecem de priorizar a saúde do homem. Os dados estatísticos provam isso: as doenças relacionadas com a próstata são as que mais têm ocasionado a morte de homens no Brasil e no Maranhão”, argumentou.