Rubens Jr. explica que escola de palha em Matões será de alvenaria

Waldemar Ter / Agência Assembleia
04/12/2013 15h17

Rubens Jr. explica que escola de palha em Matões será de alvenaria

O deputado Rubens Jr (PCdoB) explicou, na sessão desta quarta-feira (4), a situação da escola de palha em Matões, mostrada em reportagem da TV Difusora. O parlamentar admitiu que a cidade tem cinco escolas de palha, mas que a prefeita Suely Pereira está atuando no sentido de mudar a realidade e elas em breve serão de alvenaria.

“Infelizmente, não é uma realidade apenas da cidade de Matões, é uma realidade da maioria dos municípios maranhenses”, afirmou. O deputado disse que deu as explicações da tribuna antes que a bancada governista explorasse a questão e garantiu que a TV Difusora na cidade de Caxias é de propriedade do ex-deputado Paulo Marinho, ligado ao grupo Sarney.

Rubens Jr falou do que vem sendo feito para combater “essa triste realidade da cidade de Matões”, que chamou de “algo que nos deixa triste”, mas que é preciso avaliar a educação do município como um todo analisando todos os aspectos. O parlamentar relatou que quando a prefeita recebeu a administração municipal tinha um déficit de 43 escolas de palhas.

“Ou seja, esta gestão já construiu 38 escolas, para substituir as escolinhas de palhas. Vou repetir: novas escolas construídas: 38. A TV só mostrou 1 das 5, não teve nem interesse em mostrar as 38 construídas. Acho que deve estar entre as 5 administrações que mais construíram escolas no Maranhão se não for a primeira: 38 escolas construídas, 40 reformadas, 6 creches, sendo 2 escolas no ar-condicionado, uma sede, a Escola Rodrigo de Oliveira e outra Escola no povoado de Santa Luzia, além de 16 ônibus”, revelou.

Das 5 escolas de palha que ainda existem na cidade, de acordo com o deputado, a prefeitura já conveniou com o MEC e em pouco tempo elas serão feitas de alvenaria.

“As 38 escolas construídas foram exclusivamente com recurso próprio, afinal de contas o Governo do Estado simplesmente ignora a cidade de Matões. Apesar das dificuldades que reconhecemos que não são boatos, diferente como encara o Governo do Estado, a realidade está sendo mudada e mudada definitivamente para melhor”, assegurou.