Assembleia entrega Título de Cidadão ao professor Zartu Cavalcanti

Agência Assembleia
05/12/2013 13h55

Assembleia entrega Título de Cidadão ao professor Zartu Cavalcanti

Em sessão solene, realizada na manhã desta quinta-feira (5), a Assembleia Legislativa fez a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao professor Zartu Giglio Cavalcanti, paulista da cidade de Taubaté, que há mais de uma década trabalha na área educacional no Maranhão.

Coube ao autor da proposição, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), fazer a saudação ao homenageado, que participou da sessão solene acompanhado de amigos e familiares.

Ao iniciar seu pronunciamento, o deputado Rubens Júnior destacou a conduta e a trajetória profissional do professor Zartu, como chefe do Departamento de Educação Física da Uema, onde implantou a Educação Física curricular, sindicalista na Apruma e vice-presidente, eleito chefe de Departamento de Educação Física da Ufma, diretor do Departamento de Extensão da Ufma e pro-reitor interino de Extensão.

Rubens Júnior fez elogios ao homenageado, destacando a figura do professor Zartu como “um servidor do povo que permanentemente continua atualizando o seu saber acadêmico no mestrado de Psicologia da Educação, como Doutor em Psicologia Social e Especialização em Psicologia do Esporte”.

O deputado frisou ainda que o professor Zartu é um profissional vitorioso com campeonatos de vôlei ganhos a partir de 1979, sendo 33 campeonatos maranhenses e um brasileiro acompanhado de um vice nacional.

“Todos que conhecem esta generosa figura”, acrescentou o deputado Rubens Júnior, “afirmam que a sua essência está na família. Que me perdoe o Doutor, mas o seu maior ganho foi descobrir o amor junto com a maranhense Nilber e presentear este solo com uma geração representada pelos filhos Suelen e Yuri”.

Em seu discurso, Rubens Júnior acentuou que, em sete anos de mandato, pela primeira vez tomou a iniciativa de propor a concessão de um Título de Cidadão Maranhense.

“Zartu Giglio Cavalcanti, em nome dos seus familiares, amigos, alunos e as pessoas que ganharam e venceram com o seu saber, gostaria de agradecer por ser necessário e por determinar um papel na sociedade que possibilita o transformar do Maranhão. Receba este Título de Cidadão Maranhense como um renovar, como um sempre começar uma nova partida”, ressaltou Rubens Júnior.

O professor Zartu Cavalcanti proferiu um discurso emocionado, dizendo que ficou honrado com a homenagem recebida em nome do Poder Legislativo do Maranhão e que é bem forte o sentimento de alegria por receber a honraria. Agradeceu a iniciativa do deputado Rubens Júnior e pediu que a população acolhesse, do fundo do coração, a promessa e a certeza que vai redobrar a luta e esforços pelo desenvolvimento do Maranhão, que honra com muito trabalho e dedicação.

O professor Zartu salientou o papel social da Universidade, como instituição, e acentuou que o sentido da Educação é o desenvolvimento humano. “A Educação é o meio para o desenvolvimento social”, discursou Zartu, que foi às lágrimas ao agradecer a homenagem, no final de seu pronunciamento.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), disse que o Poder Legislativo tem a feliz prerrogativa de conceder honrarias, como a Medalha Oficial da Casa e o Título de Cidadão Maranhense.

“A homenagem que ora prestamos ao professor Zartu, pelos benefícios proporcionados aos maranhenses, especialmente à nossa juventude, insere-se nas prerrogativas desta Casa de tal forma que é a Assembleia que agradece por este momento de celebração”, ressaltou Arnaldo Melo, ao encerrar a sessão solene.