Vianey Bringel registra visita da Comissão de Saúde a Imperatriz

Nice Moraes / Agência Assembleia
05/12/2013 14h00

Vianey Bringel registra visita da Comissão de Saúde a Imperatriz

Os membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputados Vianey Bringel (PMDB), André Fufuca (PEN), Francisca Primo (PT), Valéria Macêdo (PDT) e assessores legislativos, participaram nesta quarta-feira (4), em Imperatriz, de uma audiência pública que discutiu os serviços para o tratamento do câncer que está sendo instalado na cidade que, futuramente, irá atender toda região Sul do Estado.

Na sessão de hoje (5), Vianey Bringel destacou a qualidade das instalações físicas e equipamentos para o tratamento dos pacientes. “Os serviços estão muito bem implantados; é coisa de primeiro mundo”.

Essa constatação foi feita por Vianey Bringel durante as visitas feitas ao Hospital São Rafael, que é administrado pelo médico oncologista Adriano Medeiros; ao Hospital Municipal de Imperatriz - onde está sendo instalada uma ala para receber o serviço de quimioterapia – e à Clínica Oncoradium, que é uma clínica privada e está com todo o serviço para o tratamento de câncer montado. Essa clínica já está realizando o tratamento de quimioterapia através de ações judiciais  e também está aparelhada com um acelerador nuclear para fazer a radioterapia dos pacientes portadores de câncer.

CREDENCIAMENTO

Durante a audiência pública, que teve as presenças do prefeito Sebastião Madeira e de representantes do Hospital Aldenora Belo e do Ministério Público, foi discutida a necessidade do credenciamento pelo Ministério da Saúde do município de Imperatriz no serviço de oncologia para que toda a população da região Tocantina possa ser atendida.

“A briga lá não é financeira. Eles estão pedindo apenas a tabela do SUS para receber daqueles doentes e dos governos estadual e federal”, disse Vianey Bringel, afirmando que a Comissão irá encaminhar ao ministro Padilha um relatório pedindo o credenciamento de Imperatriz, uma vez que o único hospital que faz o tratamento de câncer no Maranhão é o Aldenora Bello.