Assembleia sedia o I Congresso dos Servidores Públicos do Maranhão

Nice Moraes / Agência Assembleia
09/12/2013 17h28

Assembleia sedia o I Congresso dos Servidores Públicos do Maranhão

A Federação Interestadual dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais – Fesempre- realizou na tarde desta segunda-feira (9), no Plenário Gervásio Santos, da Assembleia Legislativa, o I Congresso dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais do Maranhão, com o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos pela entidade, a proposta de estruturação das ações no Maranhão e, principalmente, organizar e mobilizar os servidores maranhenses a buscarem a garantia dos seus direitos.

A Fesempre, que conta com os setores de planejamento e execução estratégica, como diretoria financeira, administrativa e as assessorias sindical, educacional, jurídica e de comunicação, é uma entidade que presta suporte aos sindicatos de base, atuando hoje em 11 estados da federação. São eles: Acre, Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Sergipe, Tocantins e agora, o Maranhão.

“Os sindicatos filiados recebem todo o suporte necessário ao desempenho de suas atividades. Somos uma federação verdadeiramente democrática, combativa e apartidária que preza pela unidade dentro da pluralidade”, disse o presidente da entidade, Aldo Liberato, ao fazer abertura do evento.

Ele acrescentou ainda que a Fesempre defende uma nova postura, comprometida com a cidadania e a inovação, em um conjunto de ações que envolvem também outros movimentos sindicais, trabalhistas e sociais.

Um dos organizadores do congresso, Sebastião Oliveira, disse que a Fesempre atua no sentido de garantir os direitos mais imediatos dos trabalhadores do serviço público. “Hoje, nós estamos aqui com o propósito de organizar a primeira diretoria do Estado do Maranhão. Aqui ainda existe diversos municípios que não tem sindicato dos servidores públicos  e a Fesempre, junto com a sua assessoria, vai incentivar a criação desses sindicatos dando total apoio.

O palestrante Afonso Donizete, que falou sobre organização sindical, disse que agora chegou a vez do Maranhão. “Tenho certeza que aqui nós vamos fazer uma parceria de sucesso”, disse ele, destacando que as ações devem ser descentralizadas.  “O nosso objetivo é descentralizar essa luta para que, com isso, a federação possa desenvolver um trabalho voltado para a unificação das ações; precisamos unir forças visto que existem diversos projetos danosos que prejudicam os servidores”, comentou.

Além do deputado estadual Edson Araújo (PSL), o Congresso contou com a presença dos representantes dos sindicatos dos professores, dos servidores públicos do município de São Bernardo, dos auditores fiscais, dos policiais civis, dos servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão, dos servidores da justiça estadual, da saúde e dos fiscais agropecuários do Estado do Maranhão.