Assembleia entrega Título de Cidadão a médica e a magistrado

Assecom/Gab. Deputado Othelino Neto
10/12/2013 09h27

Assembleia entrega Título de Cidadão a médica e a magistrado

A Assembleia Legislativa do Maranhão entregou, no final da tarde desta segunda-feira (09), Título de Cidadão Maranhense à médica e cirurgiã Rosilma Barreto, natural da Bahia, e ao juiz de Direito, Luiz de França Belchior Silva, nascido no Ceará, ambos com serviços relevantes prestados ao Estado. O reconhecimento aos dois homenageados partiu de projeto de resolução de autoria do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB).

Além de Othelino e dos homenageados, a  sessão solene contou ainda com a presença dos deputados Carlinhos Amorim (PDT), que presidiu os trabalhos, Hélio Soares (PP), André Fufuca (PSD) e Alexandre Almeida (PTN).

Em seu discurso, Othelino destacou o ato de reconhecer personalidades, que  não nasceram no Maranhão, mas que prestam serviços relevantes ao Estado e que, por isso, merecem um título de cidadão. “Sou muito criterioso para homenagear, mas essas duas pessoas são merecedoras desse reconhecimento concedido pela Assembleia Legislativa por unanimidade. É uma satisfação tê-los, a partir de agora, como maranhenses”, enfatizou o deputado do PCdoB.

Em um discurso emocionado, a médica Rosilma fez referências à sua família, em sua maioria presente, e à iniciativa de Othelino Neto. “Sou baiana por nascimento, mas o meu coração, há muito tempo, já era maranhense”, frisou.

Luiz de França Belchior também agradeceu a iniciativa do título em seu discurso e disse que o Maranhão sempre o fascinou e que é uma grande satisfação ser reconhecido como maranhense ao lado de personalidades ilustres, seja na seara literária, jurídica ou política. “Minha alma está orgulhosa com esse título”, enfatizou.

Rosilma em biografia resumida

A médica Rosilma Barreto é natural de Feira de Santana, na Bahia. Mudou-se para o Maranhão ainda criança, quando foi morar na cidade de Bacabal onde permaneceu até  o ano de 1983.

Em São Luís, iniciou o curso de Enfermagem na Universidade Federal do Maranhão, mas não desistiu do projeto de ser médica  e prestou vestibular na cidade de Campina Grande (PA), quando foi aprovada em Medicina, curso concluído em 1992.  Logo após, começou a residência em Cirurgia Geral. Posteriormente, especializou-se em colo-proctologia, é mestra e doutora.

Belchior em biografia resumida

O juiz de Direito, Luiz de França Belchior Silva, é natural de Crato, no Estado do Ceará. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará.

Com um currículo extenso, o magistrado é doutorando  em Ciências Jurídicas e Sociais  pela Universidade Del Museo Argentino, em Buenos Aires. É também pós-graduando em Direito Constitucional.