Deputado Stênio Rezende critica administração do prefeito de Balsas

Jéssica Barros / Agência Assembleia
10/12/2013 14h07

Deputado Stênio Rezende critica administração do prefeito de Balsas

O deputado estadual Stênio Rezende (PRTB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante sessão plenária realizada nesta terça-feira (10), para fazer denúncias contra a Prefeitura do Município de Balsas, a 810 km da capital. Ele criticou a condução de setores como saúde, educação e infraestrutura.

No seu discurso, Rezende afirmou que o município está sendo mal administrado desde que o atual prefeito, Luiz Rocha Filho, o ‘Rochinha’, assumiu. “Eu passei o último final de semana em Balsas e tive a oportunidade de, sem dúvida nenhuma, constatar melhor o que eu já vinha dizendo aqui, que a cidade está sem um prefeito. Eu diria que é a pior administração pública municipal hoje do Estado do Maranhão”, disse.

O deputado afirmou ainda que o atual prefeito “destrói o que o seu pai construiu quando foi prefeito da cidade”, e criticou: “A cidade é só buraco, só lama. Não tem uma única estaca enfiada pelo prefeito Rochinha. É uma vergonha! Eu ando em Balsas desde 1990 e todos os prefeitos que já passaram deixaram o seu nome, cravaram obras importantes: água em bairros; asfalto; estradas vicinais; colégios; postos de saúde. Alguma coisa construíram. Mas desse atual prefeito não saiu nada, nem colégio, nem posto, nenhuma única rua nesses 12 meses”.

Antes de finalizar seu pronunciamento, o parlamentar ainda completou dizendo que sua indignação é um reflexo das reclamações da própria população. “Aqui é o eco do povo da cidade de Balsas. O que eu digo aqui é aquilo que o povo de Balsas diz. Eu tenho absoluta certeza de que mais de 90% da população repudia a administração de Rochinha”.

APARTE

A discussão em torno dos investimentos na cidade de Balsas continuou, dessa vez, no discurso do deputado Magno Bacelar (PV). Ele defendeu o posicionamento de Stênio Rezende na tribuna e declarou total apoio. “Se V. Exa. fosse hoje o prefeito de Balsas, com certeza Balsas estaria muito melhor, você lutou pelo hospital regional e é um deputado que tem defendido muito esta cidade em todos os aspectos. V. Exa, que tem raízes ali naquela cidade de Balsas, é natural a sua indignação, a sua insatisfação com o povo de Balsas, que está tendo uma administração caótica. Lamentamos profundamente”, declarou.

Magno Bacelar também fez referências quanto à atuação do Governo do Estado em Balsas, que, segundo ele, está fazendo sua parte. “A governadora vem apoiando todos os 217 municípios do nosso Estado. Ainda assim, eu sei que há muitas dificuldades, agora é claro que com todas as dificuldades, com toda a crise que passa o país, não se justifica prefeito recém-eleito que não tem feito absolutamente nada, quebrando a expectativa de uma população que lhe deu uma votação consagradora”, enfatizou.

Hemetério Weba (PV) foi outro deputado que utilizou o seu pronunciamento para se solidarizar com o discurso de Stênio Rezende e ainda fez outra denuncia. “Isso não é só o município de Balsas, se nós formos ver, é o Maranhão em peso, deputado, não só na questão das ruas, das estradas, da iluminação pública, mas a questão dos salários. Se você olhar da região do Alto Turi, poucos prefeitos estão pagando. São 18 municípios, desses 18, não tem cinco prefeitos em dia [com seus servidores], inclusive da minha terra Nova Olinda do Maranhão, que deve quatro meses de salários aos servidores da administração, três meses da educação, e a saúde não existe, não existe nada”, afirmou.

“Eu lamento ver a situação numa cidade grande como é Balsas, onde tem uma arrecadação imensa desse Estado, onde está o polo da soja no Maranhão. E eu gostaria que a gente insistisse ainda mais no ano que vem sobre essas questões em que esses elementos não fazem nada pelo Maranhão”, completou Weba.