Sema valoriza profissional da comunicação com entrega de Prêmio

icone-whatsapp
Annyere Pereira / Agência Assembleia
13/12/2013 09h31

 

Na noite desta quinta-feira (12), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realizou a solenidade de entrega do I Prêmio Ararajuba de Jornalismo Ambiental. Três profissionais da Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa estavam entre os finalistas: a jornalista Jacqueline Heluy, que concorria na categoria Impresso; Cristhiane Moraes, em Documentário de TV; e Racciele Olivas, em Fotografia.

 

A festa de premiação aconteceu no Buffet Bianca Resende. Contou com a presença de acadêmicos, muitos profissionais e pessoas que foram prestigiar a solenidade, que de forma descontraída começou com a apresentação da comédia "Pão com Ovo", realizada pela Santa Ignorância Companhia de Artes. O espetáculo agradou o público com seu humor leve e sarcásticas interpretações das situações do cotidiano de muitos maranhenses.

 

Em seguida, o secretário da Sema, Victor Mendes, fez a abertura oficial do evento, quando primeiramente agradeceu a presença de todos, com ênfase aos que se escreveram. Após os agradecimentos, falou do profissional da comunicação. Disse que é preciso reconhecer a importância da imprensa na questão ambiental do estado.

 

“Essa imprensa que critica, que cobra, que é pauta sagrada de todos os veículos de comunicação – seja mídia impressa, escrita, TV, rádio – a questão ambiental hoje é pauta. A imprensa faz o seu papel para a sociedade. Se transmitem esses tipos de matérias é porque a sociedade está lá preocupada com a questão ambiental”, explicou.

 

Victor Mendes disse ainda que nada mais justo que reconhecer o trabalho dos profissionais da imprensa, que levam a mensagem para sociedade maranhense, senão a educação ambiental não seria feita. “Agradeço a toda imprensa do Maranhão pela cobertura dada em 2013 em relação à questão ambiental do nosso estado, aos que tiveram coragem de participar e confiar na Sema por esse primeiro prêmio, pois é preciso fortalecer a política ambiental do nosso estado”, disse o secretário. Ele ressaltando que a cobrança da imprensa facilita, mostrando para a sociedade que cada de um tem determinada responsabilidade com a causa ambiental.

 

“Esse humilde prêmio foi uma forma de dizer muito obrigado pelo trabalho de todos, e que 2014 continue assim, criticando quando tem que criticar, mostrando o que tem que ser mostrado, sendo duro quando tem que ser. Assim, a gente tenta acertar mais do que errar”.

 

De acordo com Mendes, a sustentabilidade e a questão ambiental é presente, e se é presente é porque a sociedade cobra, a imprensa denuncia e faz o seu papel, ou seja, ajuda na construção da política ambiental, na agenda ambiental do estado, facilita a educação e a conscientização ambiental.

 

“Se terceirizar o problema da questão ambiental apenas aos atores públicos, a gente não vai conseguir sair do lugar, daí a sensibilidade que a Sema teve de reconhecer e agradecer a imprensa por ser um facilitador, seja cobrando, divulgando, questionando, denunciando, pois ajuda muito na política ambiental do estado”, finalizou.

 

PREMIAÇÃO

 

Ao todo, foram distribuídos 21 mil reais em prêmios divididos em seis categorias, são elas: Acadêmicos de Jornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Radiojornalismo e Fotojornalismo.

 

O I Prêmio Ararajuba de Jornalismo Ambiental foi lançado em junho pela Sema, e contou com 60 trabalhos inscritos, e apenas 27 produções selecionadas para a etapa final, que foram avaliados por uma comissão julgadora composta por sete profissionais da área e especialistas na questão ambiental.

 

VENCEDORES

 

Na categoria Acadêmicos de Jornalismo, os vencedores foram Guilherme Felipe Oliveira Lima e Rafael Figueiredo da Silva Batista, da TV Ufma, com a reportagem Campanha Verde para uma Cidade Sustentável. Já no Telejornalismo, os vencedores foram Sidney Pereira (repórter), Élson Paiva (imagens) e Manoel Costa (técnico), da TV Mirante. No Jornalismo Impresso, o vencedor foi Michel Ribeiro Sousa, do Jornal O Imparcial, com a reportagem Beleza e poluição.

 

Na categoria Webjornalismo, o vencedor foi Sansão Hortegal Neto, do Site Institucional da Ufma, com a reportagem Universidade, sinônimo de uma cidade sustentável. Já no Radiojornalismo, o vencedor foi Venilson Gusmão, da Rádio Universidade FM, com a reportagem Cultivo sustentável da ostra no município de Raposa. E, finalmente, no Fotojornalismo, Pedro Biaman Prado, do Jornal o Estado do Maranhão, foi o vencedor com a matéria “Ministério do Turismo libera verba de R$ 30 milhões para despoluir praias”.


Banner