Bira entrega relatório da Comissão Parlamentar da Verdade em Brasília

Assecom / Bira do Pindaré
17/12/2013 17h36

Bira entrega relatório da Comissão Parlamentar da Verdade em Brasília

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) justificou sua ausência na sessão plenária desta segunda-feira (18). O parlamentar esteve em Brasília participando da Reunião da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e antecipou a entrega do relatório do que já foi produzido pela Comissão Parlamentar da Verdade instalada na Assembleia Legislativa.

O relatório está em fase de conclusão e o prazo regimental se encerra em dezembro. Bira espera até o final da semana colher assinaturas dos demais membros da Comissão Parlamentar da Verdade. Na capital federal, o deputado Bira e as servidoras da Casa, Ana Elvira e Denise foram recebidos por três membros da CNV.

Bira garantiu que não dará os trabalhos da Comissão Parlamentar da Verdade por concluído e propôs a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Memória, Verdade e Justiça. O deputado deseja continuar com o apoio à Comissão Nacional da Verdade que vem cumprindo um papel relevante no resgate da história em razão das violações cometidas durante a ditadura militar.

A Comissão Parlamentar da verdade ouviu vários depoimentos. O líder camponês Nonatinho, de Santa Luzia, foi morto e perseguido com proteção da polícia, vale destacar o caso de João Palmeira e principalmente o caso de Manoel da Conceição.

“Os camponeses foram vítimas marcantes do período da ditadura militar e isso ficou meio que esquecido na história, e com o trabalho da Comissão da Verdade tudo isso está sendo resgatado e vai ser oficializado no relatório final da Comissão Nacional”, destacou Bira.

Deputado encaminha denúncia de ameaça de morte a órgãos de segurança

Bira do Pindaré encaminhou à Secretaria de Segurança Pública do Estado, à Delegacia Geral de Polícia do Maranhão, ao Comando Geral da Polícia e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado uma denúncia trazida pelo ex-deputado estadual Domingos Paz e pelo senhor José Genivaldo Caldas dos Reis, Presidente da Associação dos Trabalhadores da Vila São Pedro, na localidade do Canto da Aninga em Milagres do Maranhão.

Na oportunidade, os dois informaram que o presidente da associação esta ameaçado de morte pelo senhor Francisco Edvaldo Cardoso Caldas e sua família, além do cabo da PM, Jadson Silva Maciel, conforme documentação apresentada.

o deputado destacou que encaminhou as ocorrências policiais a todos esses órgãos da Segurança Pública do Maranhão, pedindo providências para acompanhar esse caso e evitar que esse conflito termine em tragédia e manche ainda mais de sangue a história de conflitos agrários no Estado.

PCCS

Bira do Pindaré apresentou um requerimento solicitando um posicionamento e uma contraproposta da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a respeito da negociação sobre o Plano de Cargos e Salários dos servidores da Casa. O parlamentar espera que a resposta seja a altura da expectativa da categoria dos servidores. “Se a gente fortalecer a carreira dos servidores, certamente, nós também estaremos bastante fortalecidos”, assegurou.