Barros pede dessalinização para abastecimento de água em Araioses

icone-whatsapp
Waldemar Ter / Agência Assembleia
18/12/2013 14h46

Barros pede dessalinização para abastecimento de água em Araioses
Foto original

 

O deputado Max Barros (PMDB) anunciou, na sessão desta quarta-feira (18), que apresentou indicação solicitando ao presidente da Caema, João Moreira Lima; e ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, obras no sentido de resolver um problema no abastecimento de água em Araioses. Barros disse que a população de 50 mil habitantes está consumindo água salobra e solicitou as obras em caráter de urgência.

 

O deputado contou que já tratou do assunto, por telefone, com o presidente da Caema, e manifestou confiança que o problema venha a ser resolvido, por conta da importância do município do Baixo Parnaíba e os riscos à saúde da população.

 

Barros explicou que Araioses tem um sistema de capitação de água junto ao rio, e que, em função do assoreamento, há agora uma influência muito grande do mar, com a água ficando salinizada.

 

“O que quer dizer que a população de Araioses está bebendo uma água salobra, com água e sal, o que prejudica bastante a saúde da população. É uma situação grave. Já existe o sistema de abastecimento e hoje a população está prejudicada, inclusive, com possíveis implicações na questão de saúde”, disse o parlamentar.

 

De acordo com Max Barros, o presidente da Caema informou que está estudando uma solução técnica e viabilizando recursos. “Eu sei da determinação e competência do Dr. João Moreira Lima. Nós estamos cobrando dele, mas eu venho fazer esse pronunciamento para que isso seja acelerado, porque a questão de saúde não espera, tem que ter uma solução, porque a população beber água salobra é uma situação grave”, enfatizou.

 

Na avaliação do parlamentar, “um pequeno desassoreamento do rio vai resolver o problema, com custo não tão elevado”.


Banner