Bira recebe denúncia sobre extração de areia no leito do Rio Munim

icone-whatsapp
Assecom / Bira do Pindaré
19/12/2013 12h41

Bira recebe denúncia sobre extração de areia no leito do Rio Munim
Foto original

 

Atendendo ao convite da Associação Amigos do Rio Munim, o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) esteve, na última sexta-feira (13), no município de Presidente Juscelino para receber as reclamações da população sobre a extração de areia no leito do Rio Munim.

 

A comunidade denuncia que a operação de extração da areia tem causado diversos problemas para a população local e adjacências,  além de frequentes transtornos. Segundo o presidente da Associação, Júnior Barroso, já é possível visualizar os impactos ao sistema ecológico provocado pela extração desordenada da areia.

 

O deputado Bira visitou o local da extração e constatou duas dragas dentro do Rio, e uma em pleno funcionamento. Charles Castilho, sócio da empresa Magropel, recebeu o socialista, que questionou sobre a liberação legal da atividade perante os órgãos públicos. Bira indagou se a empresa tinha conhecimento das trepidações provocadas, rachaduras nas paredes das casas, além do assoreamento do Munim.

 

Charles alegou não ter conhecimento e apresentou os documentos, comprovando a liberação da atividade extrativista, concedidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, além de um Alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura de Presidente Juscelino.

 

O deputado Bira garantiu a apresentação de um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública feita em conjunto pela Comissão de Direitos Humanos e pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para o mês de fevereiro sobre a temática. 

 

Serão convidadas todas as autoridades envolvidas no caso: o Ministério Público, o DNPM, a Secretaria de Meio Ambiente, o Ministério Público Federal, a comunidade, a Câmara de Vereadores e o prefeito de Presidente Juscelino.


Banner