Assembleia homenageia Fábio Gondim com o Título de Cidadão Maranhense

Nice Moraes / Agência Assembleia
19/12/2013 15h03

Assembleia homenageia Fábio Gondim com o Título de Cidadão Maranhense

A Assembleia Legislativa concedeu, na manhã desta quinta-feira (19), o título de cidadão maranhense ao secretário de Estado de Planejamento Fábio Godim, pelos relevantes serviços prestados ao Maranhão. A sessão solene foi presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB).

A homenagem - prestigiada pelo secretário adjunto de Estado da Educação, Fernando Silva, pelos deputados André Fufuca (PEN), Magno Bacelar (PV), Edilázio Júnior (PV), Jota Pinto (PEN), Alexandre Almeida (PTN), assessores e convidados -, foi uma iniciativa do deputado Hélio Soares (PMDB), que agradeceu os seus pares pela aprovação unânime da concessão do título a Fábio Gondim.

“Tenho certeza que esta homenagem terá um forte significado em sua vida e uma eterna gratidão à Assembleia Legislativa do Estado, legítima representante do povo do Maranhão”, disse Hélio Soares, destacando as ações implementadas por Fábio Gondim com vistas à melhoria da qualidade de vida do povo maranhense.

Ao final do seu pronunciamento, Hélio Soares afirmou que Fábio Gondim “tem laços afetivos com o Maranhão e quis o destino que este brasiliense se tornasse o mais novo filho ilustre do Maranhão. Em nome desta Casa e do nosso Maranhão, que se sinta a partir de agora um legítimo maranhense”.

Magno Bacelar também destacou, em seu pronunciamento, o ganho que o Maranhão obteve com Fábio Gondim à frente da secretaria. “Nós, da base do governo e também da oposição, reconhecemos o grande trabalho que ele fez e faz no Estado, com a implantação de políticas públicas de grande relevância. Eu não poderia deixar de fazer esse reconhecimento ao seu trabalho”.

ORGULHO

Ao fazer uso da palavra, o homenageado que agradeceu ao deputado Hélio Soares e aos demais pares da Casa, disse que estava orgulhoso pelo reconhecimento do seu trabalho. “É com muito orgulho que eu recebo esse título. Vocês não têm noção do que isso representa pra mim”, disse Fábio Gondim, destacando algumas ações implantadas por ele, a exemplo da criação do Comitê de Políticas Salariais, onde a partir daí surgiu o plano de carreiras e salários dos servidores estaduais.

“Se eu puder deixar um legado aos nobres deputados, eu digo o seguinte: nunca desistam, porque a população precisa de todos nós; o povo precisa saber que estamos fazendo tudo que é possível”, acrescentou.

“Eu gostaria de cumprimenta-lo após esse discurso de um homem abnegado, que trouxe para o Maranhão a sua contribuição técnica e cidadã”, elogiou Arnaldo Melo ao reconhecer a contribuição que Fábio Gondim em favor do Maranhão. Também disse que a Assembleia Legislativa sente-se justificada pela homenagem por ser sabedora do trabalho que o secretário empreende no Estado.

LARGA EXPERIÊNCIA

Fábio Gondim é brasiliense e engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília (UNB), pós-graduado em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já atuou em diversas áreas da administração pública; de 1987 a 1995, foi servidor efetivo da Câmara dos Deputados. Entre os anos de 1995 e 1996, trabalhou na Secretaria de Assuntos Especiais da Presidência da República, onde participou, como coordenador-adjunto de Grupos Interministeriais designados pelo presidente da República. Como Analista de Finanças e Controle da Secretaria de Controle Interno do Poder Executivo Federal coordenou, entre 1996 e 1998, diversas auditorias em órgãos da Administração Direta e Indireta da União.

Em 1998, assumiu o cargo de consultor de orçamentos do Senado Federal, tendo sido coordenador-geral durante a tramitação de Projetos de Lei do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Leis Orçamentárias Anuais (LOA).

Em abril de 2010, a convite da governadora Roseana Sarney, assumiu a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Maranhão - Seplan, período em que dotou o Estado de informações gerenciais relativas a planos e orçamentos públicos; instituiu a gestão por resultados, com a criação de indicadores e regionalização dos gastos; criou normas que regulamentaram os gastos com pessoal, as despesas de exercícios anteriores; saneou as contas do Governo e outras ações que buscaram dar maior agilidade e qualidade ao gasto público.

Em janeiro de 2011, também a convite da governadora, assumiu a Secretaria de Administração e Previdência Social do Maranhão -  SEAPS, tendo sido, até maio de 2012, o Secretário com maior número de atribuições no Brasil, tendo sido membro, concomitantemente, do Consad, Conseplan, Conaprev e parcialmente do Confaz. Tinha, ainda, sob seu comando, uma escola de governo, um instituto de economia e estatística e um hospital para o servidor. Durante esse período, Fábio Gondim deu continuidade aos trabalhos de aprimoramento do planejamento e orçamento e trabalhou para melhorar a gestão do gasto público.

Além disso, fez um acordo de parceria com o Ministério do Planejamento e Orçamento para a melhoria do gasto público, iniciou a digitalização de 25 milhões de documentos do Arquivo Central do Estado, contratou a virtualização de processos, regulamentou as parcerias público-privadas e elaborou um audacioso plano de carreira beneficiando 88 mil servidores públicos estaduais, ativos e inativos.

Em maio de 2012, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão foi desmembrada e Fábio Gondim assumiu a pasta da Gestão e Previdência, onde vem dando continuidade aos projetos já mencionados, bem como a outros que buscam a melhoria da Gestão.